2ª Etapa do Fórum Interinstitucional Saúde-Educação para Discussão da Política Nacional de Educação Permanente

Na região Araguaia de Saúde do Estado do Pará, o 12° Centro Regional de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (12°CRS/SESPA), concentrou esforços para elaboração do Plano Regional de Educação Permanente em Saúde (PAREPS) da Região Araguaia de Saúde, por meio da Comissão de Integração Ensino Serviço da Região Araguaia de Saúde (CIES-Araguaia), buscando o envolvimento representativo da sociedade organizada, das instituições formadoras que atuam na área de saúde e do trabalho e gestão da saúde.

Todo esse esforço ainda não foi suficiente para clarificar a demanda de formados para a área de saúde e o envolvimento dos profissionais com o Sistema Único de Saúde. Valendo ressaltar que o Sistema Único de Saúde oferta o maior campo de estágio na região, mas que devido a inexistência de fluxo definido e acompanhamento sistemático uma parte significativa dos profissionais oriundos das instituições formadoras tem dificuldades de acesso a estágio em ambientes de serviços do Sistema Único de Saúde da Região Araguaia de Saúde, por outro lado, os estágios que estão sendo realizados não são acompanhados de acordo com a PNEPS.

Diante disso, foi realizado no município de Redenção na faculdade FESAR no dia 26/10/23, a 2ª etapa do Fórum Interinstitucional Saúde-Educação para Discussão da Política Nacional de Educação Permanente, que reforçou o envolvimento da sociedade civil organizada, das Instituições formadoras, dos serviços e da gestão de saúde, bem como a disseminação a existência e o papel da CIES, vidando buscar a integração entre ensino-serviço-comunidade por meio do alinhamento das discussões sobre estágios, pesquisas e projetos de extensão envolvendo os serviços do SUS. O Fórum será a ação propulsora de outras ações previstas no PAREPS da região, sendo uma delas a criação de Grupo de Trabalho para discussão da implantação dos NEP’s (Núcleo de Educação Permanente) nos municípios da região, ação está prevista no PAREPS. Neste contexto, o FÓRUM vem contemplar a ação de EPS prevista na formação sobre PNEPS. Tivemos a participação dos professores da FESAR: Ana Cristina, Ana Claudia, Marcos Vinícios e Patrícia, além do nosso coordenador acadêmico Rone Cesário. Presença também, dos hospitais regionais de Redenção e de Conceição do Araguaia, DSEI- Redenção e representantes dos municípios da 12ª região de saúde.

A formação da mesa de abertura teve a presença de grandes autoridades, como: 1-Diretor da 12° Centro Regional de Saúde - José Alex Santiago

2-Secretária Municipal de saúde de Tucumã- Renata Araújo de Oliveira

3- Gerente Educação Permanente SESPA/Belém - Taíse Neves Carvalho dos Santos

4-Diretor acadêmico da FESAR - Rone Cesário

5-Conselheira municipal de Saúde de Redenção- Mª Edite Mendes Dias/ representando controle social.