Atividades como iniciação científica, extensão e monitoria são ações institucionais com o objetivo de garantir uma formação mais completa e de maior qualidade aos futuros profissionais.
Os programas de Iniciação Científica e de Monitoria existem desde o ano de 2013, e o programa de Extensão iniciou no ano de 2016.
Editais são lançados no início de cada semestre, ofertando vagas com e sem bolsas aos acadêmicos da instituição.
Saiba mais sobre Iniciação Científica, Extensão e Monitoria da FESAR acessando seus respectivos regulamentos (“Regimentos e Manuais” no site), ou entre em contato com a Coordenadora de Pesquisa e Extensão da FESAR, Professora Mestra Jessica Batista de Jesus.
DOCUMENTOS
iniciação científica
Na Iniciação Científica, acadêmicos de graduação têm a oportunidade de realizar todas as etapas de uma pesquisa científica, sendo obrigatórias a apresentação do estudo em pelo menos um evento científico e o envio de um artigo científico para publicação.
A Coordenação de Pesquisa e Extensão promove semestralmente eventos em que os alunos podem apresentar os resultados da pesquisa realizada. No ano de 2017, ocorreram as IV (Fotos 1 e 2) e V Mostras de Iniciação Científica, com a participação de docentes e discentes dos diferentes cursos da instituição.
Na Iniciação Científica, acadêmicos de graduação têm a oportunidade de realizar todas as etapas de uma pesquisa científica, sendo obrigatórias a apresentação do estudo em pelo menos um evento científico e o envio de um artigo científico para publicação.
No ano de 2017, foi publicado um artigo científico fruto de pesquisa realizada no Programa de Iniciação Científica da FESAR. O estudo, que foi realizado por docente e discentes do curso de enfermagem, avaliou os acidentes com exposição a material biológico entre trabalhadores que atuam na assistência à saúde no município de Redenção (PA); além de ter sido apresentado em evento científico relevante, o estudo foi publicado em revista científica Estudos Vida e Saúde (EVS, Goiânia, v. 44, 38-44, 2017).


Fotos 1 e 2: IV Mostra de Iniciação Científica da FESAR (Maio de 2017)
Em outubro de 2018 (Fotos 3, 4 e 5 ) , ocorreu a I Jornada Acadêmica da FESAR, com objetivo de incentivar e valorizar a produção do conhecimento. Mais de 400 acadêmicos da FESAR e de outras instituições de ensino de Redenção participaram do evento. Trabalhos acadêmicos de pesquisa e de extensão foram apresentados em salas temáticas, considerando diversos temas das ciências sociais, agrárias e da saúde. O evento contou com a presença de professores de cursos de graduação da FESAR que avaliaram os trabalhos apresentados, sendo os melhores premiados com certificados de mérito acadêmico.



Fotos 3, 4 e 5: I Jornada acadêmica da FESAR (outubro de 2018)
PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
1. O que é pesquisa científica
Aprofundar e produzir conhecimento em determinado tema. O tema em pesquisa é chamado de problema; portanto, pesquisar é buscar solução para um problema. A solução será alcançada através de artigos científicos, livros, atividades experimentais em laboratórios e coletas de dados em diferentes locais de estudo.
2. O que é iniciação científica?
A iniciação científica é uma atividade de pesquisa que busca despertar a vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação, que devem ser orientados por um professor qualificado.
3. Quem pode participar?
Todos os alunos regularmente matriculados nos cursos da FESAR, do segundo ao penúltimo período.
4. Qual requisito para participar de uma pesquisa científica?
Ter curiosidade e disponibilidade para se dedicar às atividades de pesquisa.
5. Como fazer para participar da iniciação científica?
Inicialmente o acadêmico deve procurar um professor da FESAR que esteja disposto a ser o seu orientador e que, preferencialmente, tenha afinidade com o tema da pesquisa. No início de cada semestre, o edital de iniciação científica é lançado, contendo as orientações para participar do processo seletivo. O regulamento do Programa de Iniciação Científica está disponível no site da FESAR (em “Regimentos e Manuais”).
6. Como concorrer à bolsa de iniciação científica
No edital de iniciação científica, são disponibilizadas bolsas aos acadêmicos na forma de desconto na mensalidade, durante o período correspondente à execução do projeto. Para cada curso, uma bolsa é disponibilizada, sendo destinada ao projeto de pesquisa que obtiver melhor classificação na seleção. A bolsa de iniciação científica não é cumulativa com outros benefícios ou descontos, como ProUni ou FIES.
7. A participação pode ser voluntária?
Caso o acadêmico já tenha algum benefício ou desconto na mensalidade, pode participar como voluntário, pois são ofertadas vagas sem bolsa nos editais. Existem outras vantagens, além da bolsa, que justificam a participação na iniciação científica.
8. Quais são os deveres do acadêmico envolvido com a iniciação científica?
Disponibilizar no mínimo 10 horas semanais e cumprir o cronograma estabelecido no projeto, assim como divulgar a pesquisa em eventos científicos e publicá-la em revista científica.
9. Porque participar da iniciação científica?
Os alunos envolvidos na iniciação científica e que se realmente comprometidos com a pesquisa científica tornam-se mais organizados, comunicativos, desenvolvem maior capacidade de compreensão dos fatos e ingressam rapidamente na pós-graduação.
10. Ao final do projeto, haverá certificado?
Caso os requisitos sejam cumpridos conforme regulamento do Programa de Iniciação Científica, o acadêmico receberá certificado, o qual terá muito valor no seu currículo. Além disso, parte das horas será validada pelo coordenador de curso como atividade complementar no histórico escolar.
11. Como deve ser o projeto de pesquisa?
O projeto deve explicar sobre o tema a ser estudado (introdução), a importância de se realizar o estudo (justificativa), o objetivo da pesquisa, a forma como será executada (métodos), assim como deve conter cronograma (etapas e datas previstas), orçamento (recursos e custos) e referências bibliográficas.
12. O projeto executado na iniciação científica poderá ser validado como trabalho de conclusão de curso?
Não, mas o mesmo tema sim. O acadêmico pode dar continuidade ao estudo desenvolvido na Iniciação Científica, e realizar o trabalho de conclusão de curso aproveitando o conhecimento e a experiência adquiridos.
Grupo de Pesquisa - GPAR
Programa de Iniciação Científica
extensão
As atividades de extensão ultrapassam o ambiente acadêmico, pois são promovidas pela instituição de ensino destinadas à interação com a comunidade na qual está inserida. Os projetos de extensão devem ser desenvolvidos visando a troca de conhecimentos e a constituição de uma ponte com a sociedade.
PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE EXTENSÃO
1. O que é a extensão?
Atividades propostas na instituição de ensino que têm o objetivo de levar os conceitos e aprendizados desenvolvidos no ambiente acadêmico à comunidade, reconhecendo suas necessidades e seus saberes, e socializando o conhecimento.
2. Porque participar da extensão universitária
Além de ter a oportunidade de se tornar um profissional mais preparado para atender às demandas da sociedade, o aluno que tem atividade de extensão em seu currículo terá vantagem ao pleitear uma vaga de estágio ou emprego.
3. Quem pode participar?
Todos os alunos regularmente matriculados nos cursos da FESAR, do segundo ao penúltimo período.
4. Como fazer para participar da extensão?
No início de cada semestre, o edital de extensão é lançado, contendo as orientações para participar do processo seletivo. O projeto deve ser inscrito por um docente da FESAR, e os acadêmicos podem ser indicados por esse professor, que será o supervisor responsável pelo projeto. O regulamento do Programa de Extensão está disponível no site da FESAR (em “Regimentos e Manuais”).
5. A participação em projeto de extensão vale como atividade complementar?
Sim. A participação em projeto de extensão vale como horas de atividade complementar no histórico escolar.
6. Como concorrer a bolsa de extensão?
No edital de extensão, são disponibilizadas bolsas aos acadêmicos na forma de desconto na mensalidade, durante o período correspondente à execução do projeto. Para cada curso, uma bolsa é disponibilizada, sendo destinada ao projeto de pesquisa que obtiver melhor classificação na seleção. A bolsa de extensão não é cumulativa com outros benefícios ou descontos, como ProUni ou FIES.
7. A participação pode ser voluntária?
Caso o acadêmico já tenha algum benefício ou desconto na mensalidade, pode participar como voluntário, pois são ofertadas vagas sem bolsa nos editais. Existem outras vantagens, além da bolsa, que justificam a participação na extensão.
8. Quais são os deveres do acadêmico envolvido no projeto de extensão?
Disponibilizar no mínimo 5 horas (no caso de voluntário) a 10 horas semanais (no caso de bolsista) e cumprir as atividades propostas, com comprometimento e responsabilidade, conforme orientação do professor supervisor do projeto.
9. Ao final do projeto, haverá certificado?
Caso os requisitos sejam cumpridos conforme Regulamento do Programa de Extensão, o acadêmico receberá certificado, o qual terá muito valor no seu currículo. Além disso, parte das horas será validada pelo coordenador de curso como atividade complementar no histórico escolar.
10. Como deve ser o projeto de extensão?
O projeto deve explicar sobre o tema (introdução), sua importância (justificativa), seu objetivo, a forma como será executado (métodos), assim como deve conter cronograma (etapas e datas previstas), orçamento (recursos e custos), referências bibliográficas, instituições parceiras (com suas atribuições). Deve-se lembrar que todo projeto de extensão deve conter ações que visem a interação entre comunidade acadêmica e sociedade.
Documentos
Carta Desligamento Projeto - Extensão 2024
Modelo | Projeto de Extensão PDF
Modelo | Inovação e Internacionalização
Programa Nacional de Extensão 2023

Prezados, alunos! É com grande entusiasmo que lançamos o Programa Nacional de Extensão, que visa a seleção, reconhecimento e premiação dos projetos extensionistas curriculares de destaque no período de 2023.1 das IES do Grupo Afya. Período de inscrições: 01 a 10 de agosto 2023. Leiam o edital com atenção, que estará disponível no site da FESAR. Qualquer dúvida, contem comigo e com a nossa equipe de Marketing e secretaria.
Documentos
Programa de Extensão da FESAR 2024
Prezados, alunos! É com grande entusiasmo que lançamos o Programa de Extensão da FESAR 2024.1, que visa a seleção, reconhecimento e premiação dos projetos extensionistas curriculares de destaque no período de 2024.1 das IES do Grupo Afya. Período de inscrições: 22 março a 10 de abril de 2024. Leiam o edital com atenção.
Programa de Extensão da FESAR 2025
Extensão Institucional Curricular - EIC
Edital - EIC - I Encontro Regional Intercultural dos Povos Indígenas
Edital - VII Mostra Científica
ligas acadêmicas

As Ligas Acadêmicas são entidades estudantis autônomas, apolíticas e se portam como uma estratégia extracurricular, com o objetivo de promover um aprofundamento teórico-prático das atividades aprendidas em sala de aula. Desse modo, uma liga acadêmica é uma associação sem fins lucrativos, que busca complementar a formação do aluno.
Para tanto, promove o senso crítico do acadêmico e também o raciocínio científico, agregando valor ao seu conhecimento. E como nem sempre é possível aprender a teoria e a prática em classe, investir em atividades extracurriculares e complementares é visto como um grande diferencial na vida acadêmica.
Os discentes interessados em participar das Ligas acadêmicas devem entrar em contato diretamente com a direção da liga pretendida, através dos diretores ou do e-mail da Liga, disponível na nossa página.
Todas as informações sobre membros, área de atuação e processos seletivos podem ser obtidas através do perfil da Liga nas redes sociais e contato direto, cada uma possui uma estrutura e atividades próprias, seguindo o padrão da Instituição de Ensino.
A COPPEXI (Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização) é o órgão regulador responsável pela coordenação das atividades elaboradas e executadas pelas ligas acadêmicas, oferecendo suporte e regulamentação institucional
Documentos:
Regulamento Institucional de Ligas Acadêmicas
Modelo Para o Cadastro de Ligas Acadêmicas
Modelo Carta de Aceite Professor Coordenador
Modelo Termo de Compromisso Professor Externo
Modelo Relatório Final das Atividades
internacionalização
Congressos:
Mobilidade Acadêmica:
- Summer Medicine Visitors Program – University of Utah
- Summer Medicine Visitors Program – University of Utah
- Mobilidade Acadêmica Nacional 2025.2
- Mobilidade Acadêmica Nacional | 2025.1
- Rios de Saúde 2025
- Mobilidade Acadêmica 2024
- Afya MedUsa
- Barco saúde e cidadania 2023
- Programa Estude na Califórnia
- Programa de Bolsas Estudos Parciais na Europa (Itália)
Documentos:
Portfólios de Programas de Internacionalização Afya 2025
Organograma Internacionalização
Modelo | Inovação e Internacionalização
monitoria
A monitoria é uma atividade oferecida pela instituição de ensino ao acadêmico, visando proporcionar ao aluno-monitor a prática no ensino da disciplina de sua monitoria, ou seja, tendo a finalidade de iniciação à docência.
PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE MONITORIA
1. Como funciona a monitoria?
No início de cada semestre a coordenação de pesquisa e extensão lança o edital de monitoria, constando as vagas ofertadas, com bolsa e sem bolsa, nos diferentes cursos da FESAR, com prioridade às disciplinas com atividades práticas. O monitor desempenha diversas funções, dentre elas: participar das atividades de ensino, juntamente com o professor; cumprir horários pré-estabelecidos para os plantões de monitoria; apoiar na elaboração e na resolução de questionários, trabalhos e projetos relacionados à disciplina da monitoria; orientar os acadêmicos quanto às dúvidas das matérias ministradas em aula; auxiliar o professor na preparação de aulas práticas em laboratório ou teóricas.
2. Quais são os benefícios da monitoria?
A monitoria é uma prática que pode trazer diversos benefícios para a vida acadêmica e profissional do estudante. As principais habilidades desenvolvidas com a atividade, como conhecimento, autonomia, dedicação, disciplina, responsabilidade e trabalho em equipe, representam competências extremamente valorizadas pelo mercado de trabalho.
3. Existe a possibilidade de receber bolsa de monitoria?
Nos editais de seleção de monitoria, são ofertadas vagas com bolsa e sem bolsa, e assim o acadêmico pode receber bolsa na forma de desconto na mensalidade durante o período de participação na monitoria. A bolsa não representa vínculo empregatício com a instituição, nem pode ser cumulativa com outros descontos ou benefícios. Esse incentivo financeiro pode ajudar bastante o estudante durante a graduação, seja com transporte, alimentação, xerox ou compra de outros materiais como livros e cadernos, além de engajá-lo e motivá-lo ainda mais em seus estudos, fazendo-o se esforçar e dedicar-se ainda mais durante a prática da monitoria.
4. A monitoria vale como atividade complementar?
As horas de monitoria valem como atividade complementar, o que ajuda o estudante a cumprir a obrigatoriedade de comprovação de horas complementares para a obtenção do diploma de graduação. Além disso, a monitoria vale muito no currículo, sendo vantagem ao futuro profissional, pois sabe-se que a experiência em monitoria permite adquirir mais conhecimento, senso de responsabilidade, capacidade de comunicação e de relacionamento.
DOCUMENTOS
Programa de Monitoria no Ensino Superior
Programa de Monitoria: Manual 2024
Frequência de Estágio de Monitoria
Modelo de Relatório de Atividade
Carta Desligamento - Monitoria
PROCESSOS SELETIVOS MONITORIA
AFYCIONADOS POR CIÊNCIA

Afycionados por Ciência é um Programa de concessão de subsídios para participação em eventos científicos, com objetivo é proporcionar auxílio na apresentação de trabalhos desenvolvidos na Instituição de Ensino Superior em eventos nacionais e internacionais.
Público Alvo:
a) docentes ativos;
b) preceptores ativos (com vínculo celetista) e/ou
c) alunos ativos (desde que estejam acompanhados de um trabalho como co-autor de um docente), estejam adimplentes com suas obrigações estudantis, como mensalidade, biblioteca e sem pendências documentais ou disciplinares.
Informações Gerais:
- O subsídio contemplará apenas um docente, ou discente, por trabalho.
- Só será permitida uma solicitação de subsídio ao ano.
- Não serão analisadas as fichas que não apresentarem todas as informações solicitadas.
- Não serão subsidiados trabalhos aprovados apenas para integrar os Anais do evento.
- Não serão pagos os subsídios que não vierem acompanhados das evidências;
- O prazo máximo de reembolso será de 60 dias, após a entrega de todos os documentos completos exigidos conforme regulamento.
Programa de Bolsas de Pesquisa
CONCESSÃO DE SUBSÍDIOS PARA PARTICIPAÇÃO DE EVENTO CIENTÍFICOS 2025
CONCESSÃO DE BOLSAS DE PESQUISA 2025