A relativização do critério da miserabilidade para concessão do benefício de prestação continuada




Este trabalho visa analisar a relativização do critério de miserabilidade para a concessãodo Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica da AssistênciaSocial (LOAS), com base em jurisprudência e doutrina especializadas. O critério atual,que estabelece renda familiar per capita inferior a um quarto do salário-mínimo, tem semostrado insuficiente para refletir a realidade socioeconômica dos beneficiários empotencial. O estudo discute como o Poder Judiciário tem flexibilizado esse critério,permitindo que fatores como despesas médicas e condições de moradia sejamconsiderados, a fim de garantir o acesso ao benefício a quem realmente necessita. Apesquisa também aborda a importância do BPC como instrumento de promoção dadignidade humana e inclusão social, e como sua concessão, ao ser limitada por critériosrígidos, pode acabar excluindo pessoas em situação de vulnerabilidade. A metodologiautilizada para o desenvolvimento deste trabalho baseou-se na revisão bibliográfica eanálise de jurisprudência recente, que aponta para uma flexibilização do critérioeconômico. Conclui-se que a relativização do critério da miserabilidade é essencial paraassegurar que o BPC atenda seu propósito, garantindo justiça social e proteção àquelesem situação de extrema pobreza.
Transtorno do espectro autista: direito a redução da carga horária sem minoração do salário aos pais ou responsáveis por crianças autistas




O presente artigo tem como objetivo analisar a ausência de aplicabilidade de leis que tratam da redução da jornada de trabalho sem a minoração do salário dos pais ou responsáveis por crianças com Transtorno do Espectro Autista, e compreender o que ocasiona essa dificuldade, sobretudo na questão do diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) de forma precoce. Embora as leis garantam direitos dignos as pessoas com deficiência, na prática falta aplicabilidade. O poder público não dispõe de Leis específicas sobre os trabalhadores celetista que são responsáveis por crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), existe apenas leis esparsas que consegue suprir está ausência destas leis específicas. É essencial priorizar a aplicabilidade das leis para garantir os direitos dos pais ou responsáveis por crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), assegurando assim uma vida digna as estas pessoas.
Análise crítica do critério de miserabilidade para concessão do benefício de prestação continuada




O presente trabalho é destinado à análise crítica do critério de miserabilidade na concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), conforme regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). O BPC é assegurado a idosos e pessoas com deficiência que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica. Contudo, o critério de renda atual, que exige um quarto do salário mínimo per capita, é considerado limitante para o alcance do benefício e desconsidera a complexidade das condições enfrentadas por esses indivíduos. Neste contexto, argumenta-se que a flexibilização desse critério, à luz do princípio da dignidade humana, pode ser potencializada no impacto social do BPC. A pesquisa, de natureza bibliográfica e qualitativa, conclui-se que uma abordagem mais flexível do critério de renda é fundamental para que a função social do BPC seja cumprida efetivamente e um número maior de pessoas necessitadas seja beneficiado.
Liberdade de expressão e integridade moral no contexto digital: limites jurídicos, capitalismo de vigilância e regulação das plataformas pelo Supremo tribunal federal.




O direito à liberdade de expressão é essencial na sociedade democrática brasileira, mas sua interpretação se tornou complexa com a ascensão da internet e das redes sociais. As plataformas digitais ampliaram o debate público, mas trouxeram desafios como desinformação e discurso de ódio. A difícil delimitação entre liberdade de expressão e violação de direitos humanos no ambiente digital é destacada, especialmente em casos de declarações ofensivas e difamação. O Supremo Tribunal Federal (STF) busca um equilíbrio entre a proteção da liberdade de expressão e a dignidade humana, com decisões recentes como a Petição 12.404 e o Inquérito 4874. Este artigo analisa a complexidade desse direito no contexto digital brasileiro e o papel regulador do STF. A pesquisa é relevante devido à transformação digital e visa encontrar um equilíbrio entre a liberdade de expressão e a proteção contra lesões à integridade moral e dignidade humana. As mídias sociais são vitais para a expressão pública, mas a falta de regulamentação eficaz pode comprometer a integridade ética dos indivíduos e a ordem pública. O objetivo é avaliar esse equilíbrio e fazer recomendações para um ambiente digital mais ético e saudável.
Desdobramentos do divórcio extrajudicial no Brasil: uma análise sobre a evolução histórica, normativa e celeridade processual




O presente artigo busca analisar o instituto do divórcio extrajudicial em nosso país, partindo do ponto de vista histórico, das inovações normativas e dos impactos positivos gerados no âmbito judicial com a possibilidade da dissolução do vínculo conjugal pela via administrativa. É sabido, que a sociedade vem evoluindo com o tempo e, em decorrência disso, surge a necessidade de adequação do nosso ordenamento jurídico para acompanhar os anseios e interesses dos cidadãos. O artigo aborda o rompimento de paradigmas religiosos, época em que o divórcio não poderia ser dissolvido, bem como as mudanças legislativas relacionadas ao divórcio extrajudicial, como o advento da Lei nº 11.441/2007 e da Emenda nº 66/2010, que permitiram a realização do divórcio através de escritura pública. Ao decorrer da exposição, será analisado também a contribuição desse instituto para desjudicializar demandas familiares e desafogar o Poder Judiciário, uma vez que a realização do divórcio pela via extrajudicial proporciona aos interessados mais liberdade, celeridade, menos burocracia e diminui a quantidade de demandas que seriam levadas para via judicial.
Planejamento previdenciário e o benefício por incapacidade: os enfrentamentos necessários pelos contribuintes após a EC 103/19.




A relevância do planejamento previdenciário no Brasil após a Emenda Constitucional 103/2019, conhecida como Reforma da Previdência, após consideráveis mudanças nas regras para a concessão de benefícios, principalmente no que tange ao auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez. Esse estudo tem como objetivo geral: analisar as principais mudanças introduzidas pela EC 103/2019 nos requisitos para concessão de benefícios previdenciários, identificando quais alterações mais influenciaram o benefício por incapacidade e avaliando o impacto dessas modificações. Especificamente, a pesquisa almeja: descrever a trajetória do benefício por incapacidade antes e depois da reforma; expor os novos requisitos exigidos pelo INSS; identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos indivíduos; analisar a importância de um planejamento previdenciário afim de suprir as principais dificuldades. Sobre a metodologia, se baseia na perspectiva qualitativa, com o levantamento bibliográfico e documental, e a análise dos dados e discussão dos resultados. Por fim, concluindo a importância de uma preparação eficaz, a fim de assegurar a proteção social, ressaltando a relevância do planejamento previdenciário, considerando as alterações legislativas e sociais.
Abuso sexual intrafamiliar: violação aos direitos das crianças e adolescentes e o sistema de proteção




A violência sexual intrafamiliar contra crianças e adolescentes ocorre em toda sociedade e classes sociais, é um assunto muito preocupante, pois envolve o público infantojuvenil sendo vítima da própria família, ou até mesmo de pessoas próximas a ela, das quais se tem uma relação afetiva e de dependência, e por muitas vezes, esse fato fica oculto por essa razão. Com base nisso, o presente artigo visa realizar uma discussão acerca do tema, bem como caracterizar o abuso sexual intrafamiliar, avaliar a eficácia do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), estudar as consequências psicológicas e sociais para as vítimas, e ainda propor medidas para a melhoria do sistema de proteção às vítimas.
Impactos da reforma previdenciária – emenda constitucional 103/2019 – quando da aplicação no benefício de pensão por morte




O presente artigo tem como objetivo discorrer a respeito dos impactos da Reforma Previdenciária - Emenda Constitucional 103/2019 - frente ao benefício da Pensão por Morte, à luz da Lei n° 8.213/91 que trata sobre a Previdência Social, fazendo considerações sobre as mudanças em relação aos requisitos básicos, valores recebidos pelos dependentes e o tempo de vigência do benefício. Nesse sentido, tratou-se sobre o contexto em que culminou a Reforma Previdenciária, as principais mudanças ocasionadas no benefício da Pensão por Morte e a disposição do direito dos segurados e dependentes antes e depois da reforma, sendo feita uma análise crítica acerca do tema em busca da prestação informacional e vislumbre de medidas que possam propiciar o melhor funcionamento à concessão e prestação do benefício supracitado.
Diálogo inter-religioso e direitos humanos na dialética da violência contra a mulher




Este artigo apresenta a relação interdependente existente entre os princípios religiosos e os direitos humanos, na perspectiva da preponderância da dignidade humana como bem maior que, tanto o Estado como as religiões, podem zelar em face da violência contra a mulher, enquanto desafio atual. Nesse sentido, objetiva discutir o diálogo inter-religioso como uma das estratégias a ser posta em comum, tendo em vista a práxis cristã de defesa da vida em plenitude. Para isso, o percurso metodológico adotado é a pesquisa em fontes bibliográficas disponíveis em bancos de teses, livros e periódicos físicos e eletrônicos. Essas bibliografias jurídicas e não jurídicas, explicitam as regras e doutrinas religiosas à luz de seus livros sagrados em total sintonia com os tratados internacionais de direitos humanos, bem como com todo ordenamento jurídico brasileiro, especialmente com o artigo 1º, III, IV e artigo 5º, caput, I, da Constituição Federal de 1988. Destaca-se aqui que a violência contra a mulher éuma afronta à dignidade da pessoa humana e seus direitos fundamentais, e se no centro do direito está o ser humano, igualmente no centro da fé religiosa ele também está. Sendo assim, a dignidade humana é o ponto de convergência do Estado e das religiões, que têm a tarefa de guardiões contra todo tipo de empecilho a ela.
A responsabilização por crime contra a honra causada pela fake news




O presente artigo aborda a responsabilização por crime contra a honra causada pela Fake News, em um cenário que os referidos atos ilícitos contêm fortes motivações políticas, expondo reflexões sobre a ausência de penalidades eficientes, que sejam capazes de reduzir consideravelmente a quantidade de calunias, difamações, injúrias, como também a divulgação de fatos inverídicos capazes de exercer influência perante o eleitorado, condutas que foram percebidas durante os últimos 04 (quatro) anos anteriores ao pleito, além disso, o presente artigo aborda o papel das mídias sociais como meios de disseminação de fake news, as quais deram uma celeridade quase que imediata de desinformação aos eleitores, como também fora apresentado uma nova forma mais eficiente de se criar fake News e desinformar o público por meio da DeepFake. Nesse sentido, todos os fatores ora apresentados demonstram que o processo eleitoral no Brasil está sujeito a diversas tentativas de manipulações, as quais possuem o intuito de convencer as pessoas a seguirem por uma determinada ideologia, que fora criada por determinado grupo político.
A lei 14.133 de 2021 e suas inovações nos processos licitatórios




O presente artigo tem por objetivo identificar quais alterações a Lei 14.133/2021 trouxe nos procedimentos para contratação da administração pública. Para a construção do presente estudo foi utilizada a metodologia qualitativa descritiva, por meio de revisão bibliográfica. O novo diploma substitui a Lei Geral de Licitações (Lei 8.666/1993), a Lei do Pregão (Lei 10.520/2002) e o Regime Diferenciado de Contratações (RDC - Lei 12.462/11), cria novos princípios, prevê 5 tipos de modalidades de contratação, novos critérios de julgamento, altera as fases da licitação. A Lei nº 14.133/21 apresenta otimizações em função da transparência, eficácia e isonomia do processo de licitação, sendo removidos as modalidades e procedimentos obsoletos, além da viabilidade e praticidade provida pela integração das ferramentas tecnológicas, como as licitações através de processos via rede de internet.
A impossibilidade de homologação de sentença penal italiana, no Brasil, que estabeleça Pena em Sentido Estrito




Esse artigo visa apresentar uma pequena falha na persecução penal de crimes internacionais os quais envolvem dois Estados Soberanos: República Federatica do Brasil e República Italiana. A impossibilidade de extradição de brasileiro nato pelo lado Brasileiro, decorrente de uma proibição constitucional, atrelada a impossibilidade de homologação pela República brasileira de sentença estrangeira que estabeleça pena em sentido estrito, é fator que favorece a criminalidade internacional, promove a impunidade, e enfraquece as relações entre os países citados. Pode-se citar como exemplo dessa problemática constante na ordem jurídica interna do país, o caso do ex-jogador de futebol Robson de Souza, mais conhecido como ‘’Robinho’’, que praticou crime de estupro na República da Itália, e exilou-se no Brasil. Assim, o ex-atleta não poderá ser extraditado, por uma vedação presente na constituição brasileira de 1988, que inclusive é petrificada, não podendo ser objeto de emenda a constituição tendente a abolir tal cláusula, e nem poderá ter a sentença que o condenou homologada no Brasil para fins de transferência da execução da Pena.
O avanço do garimpo ilegal e sua relação com a extração de ouro no sul do Pará




O avanço do garimpo ilegal no Brasil tem causado diversos prejuízos, em especial, às comunidades locais e aos recursos naturais, pois impacta diretamente a preservação das florestas, principalmente, no bioma Amazônia, bem como, caracteriza o exercício de diversos crimes contra a natureza, a saúde pública e ao patrimônio público, devido os minérios serem recursos da União federal. A relevância desse estudo para região Sul do Pará, decorre da proteção legal do meio ambiente trazido pela Constituição Federal de 1988, assim como, da demonstração de fatores que podem facilitar o avanço dessa problemática. Objetiva-se demonstrar o aumento do garimpo ilegal em concordância com as causas referentes ao comércio do ouro e os seus possíveis danos ambientais. A pesquisa é de abordagem qualitativa e o estudo será desenvolvido pela pesquisa bibliográfica, com fundamento na legislação federal e legislação estadual do Estado do Pará e em artigos científicos publicados em revistas especializadas no tema. Cabe ressaltar, que foram utilizados dados retirados de portais da internet que demonstram o aumento do garimpo ilegal no Sul do Pará. A relevância da pesquisa é voltada para a necessidade do conhecimento e conscientização do cidadão acerca do avanço ilegal e danosa aos recursos naturais, pois, mesmo com a existência da proteção normativa a prática desta atividade causa desequilíbrio ambiental. O presente trabalho teve um papel fundamental nesse alcance do conhecimento, por demonstrar a predominância do garimpo ilegal e a relação com diversas causas que fomenta essa irregularidade.
Análise dos mecanismos de proteção à criança e adolescente inseridos no ordenamento jurídico pela lei Henry Borel - lei n° 14.344 de 24 de maio de 2022




O escopo do presente artigo reside na identificação dos mecanismos de proteção destinados a criança e adolescente inseridos pela lei n° 14344 de 24de maio de 2022, popularmente conhecida como lei Henry Borel, cujo papel em sua promulgação constitui um Marco na acepção da lacuna protetiva para a violência no âmbito doméstico e familiar contra crianças e adolescentes. O estudo inicia sua abordagem explorando os precedentes legislativos acerca da proteção à criança e ao adolescente no Brasil, os quais instituíram alterações ao longo dos anos como propósito de garantir segurança jurídica as crianças e aos adolescentes categorizados como pessoas em condição de maior vulnerabilidade. Destaca-se nesse contexto, o estabelecimento de Marcos normativos significativos, a exemplo do estatuto da criança e do adolescente (ECA), bem como lei da palmada, conhecida também como lei menino Bernardo, os quais coadunam com a contextualização do surgimento da lei Henry Borel. Ainda se empreendeu uma análise das inovações introduzidas no ordenamento jurídico ponderando a efetiva aplicação da nova legislação, através da própria lei 14.344/22, como também por livros, artigos científicos, leis, doutrinas, estatutos e comentários de especialistas disponíveis em bancos de dados eletrônicos e físicos. A partir dos resultados obtidos foram observadas com mais afinco os requisitos específicos para cabimento da prisão preventiva, a criação de novos tipos penais e a inserção de alguns delitos desta natureza no rol dos crimes hediondos. Tratando-se, portanto, da metodologia descritivo analítico desenvolvida pelo método de pesquisa bibliográfica que consiste em realizar uma análise crítica e sistemática dos mecanismos de prevenção do enfrentamento da violência doméstica e familiar contra o público infanto juvenil.
Violência psicológica contra mulher: uma reflexão sobre a (In) eficácia da aplicabilidade da lei Maria da Penha




O presente artigo teve como objetivo discutir as bases teóricas e legais que tratam da violência psicológica ao analisar a (In) eficácia da lei Maria da Penha e os mecanismos jurídicos que tem tutelado a mulher contra a manifestação desta prática. Foi adotado o método dedutivo de abordagem combinado com o procedimento de pesquisa bibliográfica. Apontou-se que as principais dificuldades para a percepção dessa violência na órbita familiar são a subjetividade atrelada à mesma, tornando – a difícil de se delimitar a falta de compreensão do seu conceito pelas vítimas e a cultura paternalista arraigada. Assim, por ser subjetiva e, por isso, de difícil identificação a violência psicológica na maioria dos casos é negligenciada até por quem sofre. Concluiu-se que a elevada manifestação da violência e a aplicabilidade insuficiente de todo o aparato jurídico que tutela a mulher em especial, a lei n° 11.340/6 diante dos atos de violência psicológica praticados contra este segmento e da dificuldade que se tem de enfrenta -la em decorrência da mencionada subjetividade é uma realidade que merece atenção do poder público e de toda a sociedade. Como forma estratégica para reprimir ou amenizar os impactos desta modalidade de violência na prática social, sugeriu -se a imediata implantação do juizado de violência doméstica e desenvolvimento de políticas públicas, através das quais as vítimas possam ter ciência da violência em estudo, reivindicar seus direitos e, por consequente, receber o auxílio assistencial pelo Estado assim bem como a elaboração de medidas protetivas consistentes justamente com os meios operacionais para garantir sua efetividade.
Legitima defesa no Direito Brasileiro: Uma análise da proporcionalidade e implicações sociológicas




Este artigo explora a legítima defesa no direito penal brasileiro, com foco na proporcionalidade e implicações sociológicas na legítima defesa. Através da análise de legislações, jurisprudências e literatura acadêmica, destaca-se a evolução e os desafios contemporâneos da legítima defesa no Brasil. Ao abordar a temática da legítima defesa, visa mergulhar nas camadas complexas dessa discussão, desvendando não apenas os aspectos legais, mas também as socioculturais. Buscamos uma análise holística que capture a essência do tema em sua totalidade, considerando todas as suas nuances e implicações. Assim, ao longo desse artigo, proporcionaremos uma jornada que cruza o universo jurídico, sociológico e cultural do Brasil objetivando não apenas informar, mas também provocar reflexão e debate sobre um dos pilares do nosso sistema de justiça penal.
Assédio moral no trabalho e seus reflexos na vida do empregado uma investigação sobre a efetividade da CIPA à luz da lei 14.457/22




Resumo: O assédio moral no trabalho é uma realidade preocupante que afeta inúmeros profissionais em diversos setores caracterizado por comportamentos hostis humilhantes e discriminatórios. Suas consequências que vão desde cicatrizes emocionais profundas, até problemas de saúde mental, autoestima e desempenho profissional prejudicados. Transcenderam os limites do ambiente de trabalho afetando também a vida pessoal.
Impacto além do trabalho: O impacto negativo do assédio moral não se limita a esfera profissional, ele atinge profundamente a vida dos empregados levando a diminuição da autoestima, autoconfiança e ao aumento do absenteísmo. O isolamento social e as relações familiares e de amizade também podem ser afetados criando um ciclo de alienação e solidão. A sensação de impotência no trabalho pode se estender para outros aspectos da vida prejudicando metas pessoais e aspirações.
Abordagem multidisciplinar: No contexto do ambiente ocupacional, o assédio moral emerge como uma preocupação complexa. Este fenômeno envolve exposição a condutas abusivas, repetitivas e prejudiciais por parte de colegas, superiores hierárquicos ou subordinados. Sua abordagem requer uma perspectiva muito disciplinar, incluindo áreas como direito constitucional, direito do trabalho, direito civil, sociologia e psicologia.
Consequências do assédio moral: conforme destacado por Bezerra Melo (2017), o assédio moral pode ter consequências graves, incluindo estresse pós-traumático, perda de autoestima, ansiedade, depressão, irritabilidade, perturbações de memória, distúrbios do sono e problemas digestivos. Em casos mais extremos pode até mesmo levar o suicídio do empregado.
O assédio moral no trabalho é uma questão complexa que exige atenção e ação. Suas consequências vão além do ambiente profissional afetando a vida pessoal dos indivíduos. Além disso a pesquisa multidisciplinar é fundamental para compreender e abordar esse problema. Portanto é imperativo implementar políticas de prevenção e suporte emocional para garantir os ambientes de trabalho saudáveis e produtivos.
Uma análise sobre a aplicabilidade da lei Maria da Penha em relação à violência doméstica familiar de mulheres transexuais




As mulheres LGBT enfrentam questões significativas e complexas de gênero, identidade e discriminação na violência doméstica. Essas mulheres enfrentam frequentemente discriminação estrutural em vários aspectos da sociedade, tornando-as mais vulneráveis. A falta de reconhecimento e compreensão da sua identidade de gênero pode torná-las mais suscetíveis à violência. Além disso, podem sentir-se isoladas das suas famílias biológicas, o que acarreta dificuldades emocionais e financeiras. A violência enquadra-se frequentemente na categoria de violência baseada no gênero com os perpetradores a utilizarem a identidade de gênero da vítima como forma de controle ou abuso. Para combater este problema, a sociedade incluindo as instituições governamentais, devem trabalhar no sentido de reconhecer e respeitar as diversas identidades de gênero. O Brasil possui leis federais e estaduais que proíbem a discriminação com base na identidade de gênero e orientação sexual em diversas áreas, incluindo emprego, educação e acesso a serviços públicos. O judiciário brasileiro também julgou casos de discriminação e violência contra pessoas transexuais, tendo o STF reconhecido a LGBT fobia como crime de racismo em 2019. A luta pela igualdade e inclusão continua sendo uma prioridade. Para responder a problemática apresentada, foi utilizado a pesquisa bibliográfica de forma integrativa, onde se buscou através de artigos e livros com conteúdo de especialistas no assunto, para eficiente elaboração deste trabalho fazendo um levantamento do entendimento doutrinário expondo pontos relevantes para a compreensão do mesmo.
Lei Maria da Penha: protetiva ou vingativa? Aspectos gerais de uma lei criada para garantias de alguns direitos essenciais por meios de institutos de legalidade duvidosa




Este artigo abordará a lei de número 11.340 sancionada em 7 de agosto de 2006 popularmente conhecida como ”lei Maria da Penha”, de fundamental importância social e de imensurável valor para a proteção à mulher. Abordará seus efeitos e seus objetivos, bem como, seu valor probatório da palavra da vítima. As utilizações da lei em forma de vingança, e será realizada uma comparação com o fim de descobrir se a lei segue na prática princípios fundamentais do direito brasileiro, como por exemplo o princípio da presunção de inocência.
Perfil epidemiológico de pacientes com sífilis congênita em um município do estado do Pará, Brasil




RESUMO: A sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum. No que diz respeito sobre a sífilis congênita é o resultado da disseminação hematogênica T. pallidumda gestante infectada não tratada ou inadequadamente tratada para o concepto por via transplacentária.
OBJETIVO: conhecer o perfil epidemiológico das notificações compulsórias de sífilis congênita notificadas no município de Redenção, no período de 2011 a 2021.
METODOLOGIA: Estudo epidemiológico, descritivo, de coleta retrospectiva, com uso de dados anuais obtidos a partir da base de dados do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN), disponibilizados pelo Sistema de Departamento de Estatística do Sistema Único de Saúde (DATASUS) dentre os períodos de 2011 a 2021, município de Redenção, no estado do Pará. As variáveis estudadas foram: faixa etária, sexo, raça/ cor, se realizou o pré-natal, o diagnóstico e evolução do agravo notificado.
RESULTADOS: No período analisado foram registrados 83 casos de Sífilis Congênita (SC) no período analisado. Com base na faixa etária da criança, houve maior ocorrência 89,15% (n=74) corresponde a até 6 dias e observou-se que 80,7%(n=67) das mães realizaram o pré-natal corretamente, e 39,75% (n=33) das gestantes obtiveram o diagnóstico durante o pré-natal. Em relação à etnia, houve predomínio de pessoas pardas 93,4% (n=78), não houve diferença entre o sexo. Quanto a evolução, constatou-se que 96,39% (n=80) nasceram vivos.
DISCUSSÃO: A distribuição espacial da sífilis congênita em uma região do sul do Pará, é possível observar que a sífilis congênita foi prevalente em lactentes até 6 dias de vida, de genitoras pardas, na qual realizaram o prénatal regularmente e obtiveram o diagnóstico no rastreamento preconizado.
CONCLUSÃO: É indispensável garantir diagnóstico e tratamento eficaz de gestantes e dos parceiros. Ademais, realizar o registro dos procedimentos na caderneta de pré-natal. Tais condutas contribuem para impedir que o recém-nascido seja submetido a intervenções desnecessárias.
A relação do neurotropismo de pacientes portadores de Alzheimer com a dermatite seborreica




RESUMO: Introdução: A dermatite seborreica (DS), caracterizada pela presença do fungo Malassezia spp, se configura como uma dermatite crônica na qual a gênese da patologia está relacionada à hiperproliferação epidérmica, predisposição genética e fatores ambientais. Ademais, a Doença de Alzheimer (DA) é uma doença neurodegenerativa multicausal, caracterizada por alterações cognitivas, comportamentais e funcionais.
Objetivo: O presente estudo visa abordar a associação entre a presença de DS em pacientes portadores de Alzheimer. Metodologia: Este trabalho faz uma revisão bibliográfica do tipo integrativa sobre a relação do neurotropismo de pacientes portadores de Alzheimer com a DS utilizando como pesquisa os bancos de dados NCBI (PUBMED), CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), SciElo (Scientific Electronic Library Online) e Biblioteca Virtual em saúde (BVS). Foram utilizadas como palavras chaves na busca os termos “neurotropismo”, “dermatite seborreica”, “neurotropism”, “seborrheic dermatitis” e “alzheimer”.
Resultados e discussão: As leveduras do Malassezia foram historicamente consideradas comensais confinados à pele, no entanto, estudos recentes relatam encontrá-la em órgãos internos, incluindo o SNC. Por isso, Wikramanayake (2019) chegou à conclusão que a manifestação da DS é multifatorial, pois é evidente que fatores intrínsecos do hospedeiro podem formar a base patobiológica da DS.
Conclusão: Esta RI evidenciou a relação existente entre a DS e a DA, evidencia-se que a DS é uma doença multifatorial que possui fatores neurogênicos associados. Destaca-se a necessidade de aprofundamento sobre as evidencias cientificas que correlacionam às duas patologias, tendo em vista que se observou a ausência de estudos nacionais sobre a temática nessa RI.
Análise do perfil epidemiológico de pacientes com hepatites virais crônicas nos municípios de Redenção e Xinguara no Sul do Pará no período de 2016 a 2021




RESUMO: As hepatites virais constituem um problema de saúde pública devido aos seus meios de transmissão e os riscos das formas crônicas presentes na hepatite B e C, advindas do tropismo primário hepático de seus agentes etiológicos. O objetivo central é realizar um estudo do perfil epidemiológico de pacientes com hepatites virais crônicas, no período de 2016 a 2020, nos munícipios de Redenção e Xinguara, no sul do Pará. O estudo epidemiológico observacional analítico do tipo transversal, foi realizado a partir de obtenção de dados disponíveis no Sistema de Informação de Agravo de Notificação (SINAN), localizado no DATASUS, com a análise de casos notificados nas vigilâncias epidemiológicas de Redenção-PA e Xinguara-PA, os critérios de inclusão foram dados de pacientes com hepatites crônicas virais, no período entre 2016 a2021, que vivem no sul do Pará. Assim, observou-se maior número de casos na cidade de Xinguara, com prevalência do vírus da hepatite B em ambas as localidades, a faixa etária mais acometida foi 20 a 39 anos no HBV e 40 a 59 anos para o HCV, assim como a prevalência de casos na cor parda e o predomínio das vias sexual e transfusional. Dessa forma, conclui-se que há a necessidade de mais estudos voltados para a região, assim como a garantia da manutenção e qualidade dos dados notificados.
Influência da traqueostomia precoce em pacientes neurológicos em ventilação mecânica




RESUMO: Introdução: A traqueostomia é um dos procedimentos cirúrgicos mais antigos e mais comumente realizados em pacientes críticos nas UTIs. É indicado com objetivo de aliviar obstruções de vias aéreas superiores, oferecer suporte ventilatório prolongado, dentre outros benefícios. Objetivo: Abordar e atualizar os conhecimentos com relação às indicações e o tempo de realização de traqueostomia. Metodologia: Trata - se de uma revisão integrativa de literatura relacionada com relação às indicações e o tempo de realização de traqueostomia em pacientes neurológicos. Foram incluídos artigos dentre o período de 2017 a 2022 nos idiomas inglês e português, também foram selecionados artigos que respondessem à pergunta norteadora. Resultados e discussão: Ao comparar a traqueostomia tardia e a traqueostomia precoce foi observado um risco significativamente menor de mortalidade hospitalar no grupo de traqueostomia precoce e menor tempo médio de permanência na UTI e duração média da ventilação mecânica. Contudo, é possível mencionar as complicações associadas as traqueostomias tais como reintubações ou infecções relacionadas à assistência em saúde, são fatores de internação potencialmente modificáveis que têm uma associação mais forte com a traqueostomia do que as características da internação. Conclusão: É possível observar que a traqueostomia precoce é extremamente vantajosa para pacientes neurológicos com traumatismo crânio encefálico, tendo em vista que há diminuição no tempo necessário de ventilação mecânica, diminuição no tempo de UTI, menor taxa de pneumonia, melhor desmame do ventilador, menor tempo no uso de antibióticos, menor tempo de internação, menores taxas de complicações, redução da necessidade de sedação e diminuição da mortalidade.
Obesidade e cirurgia bariátrica: uma análise entre as técnicas bariátricas bypass gástrico e gastrectomia sleeve e os seus impactos na saúde do paciente obeso




RESUMO: Objetivo: diferenciar as técnicas mais utilizadas em cirurgia bariátrica, com o intuito de difundir os conceitos que envolvem esse procedimento que vem crescendo consideravelmente nas clínicas e nos hospitais brasileiros. Métodos: revisão integrativa da literatura, com busca de estudos publicados nos últimos 10 anos, realizada nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (Scielo), US National Library of Medicine (Pubmed) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) no mês de outubro de 2022. As buscas foram obtidas pelo cruzamento, nas bases de dados, com seguintes descritores: Cirurgia Bariátrica (Bariatric Surgery), Gastroplastia (Gastroplasty), Saúde Pública (Public Health), Obesidade (Obesity), Derivação Gástrica (Gastric Bypass) e Gastrectomia (Gastrectomy). Para a organização dos resultados foi utilizado o fluxograma preconizado pelo PRISMA. Resultados: 10 artigos foram selecionados para compor esta revisão, e por meio da comparação entre eles, foi evidenciado os diferentes impactos das técnicas Bypass Gástrico e Gastrectomia Sleeve na saúde dos pacientes, com enfoque nas alterações metabólicas, físicas, pós-operatórias e resolução de doenças crônicas. Conclusão: As técnicas bariátricas Bypass Gástrico e Gastrectomia Sleeve, pertencentes ao rol de cirurgias do sistema público brasileiro de saúde, proporcionam impactos positivos e significativos na saúde humana, com melhor controle de comorbidades e ganhos em qualidade de vida, com pequena, mas significativa superioridade do bypass gástrico.
Complicações ocasionadas por bactérias gram negativas pós apendicectomia




RESUMO: Analisar os impactos das baterias gram negativas no surgimento de complicações hematológicas no decorrer do pós operatório. Artigos, teses e dissertações, foram priorizados arquivos disponibilizados em periódicos científicos a partir do ano de 2015 sendo escolhidos arquivos em língua materna e em língua estrangeira inglês. As plataformas de pesquisa onde se buscou os artigos foram: Scielo, National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed), Science Direct por meio dos descritores “GramNegative Bacteria” AND “Blood Circulation” AND “Postoperative Complications”. O estudo contou com uma amostra de 4 artigos. foi possível evidenciar que não são raras as complicações por micro-organismos gram-negativos pós apendicectomia. Todos os artigos citaram majoritariamente a relação entre as complicações relacionadas às bactérias gram-negativas e o uso empírico de antimicrobianos no perioperatório e a resistência bacteriana. A escolha de antibióticos para apendicite complicada deve abordar padrões locais de resistência a antibióticos, a cultura intraoperatória nos casos de apendicite complicada parece facilitar a seleção de antibióticos pós-operatórios apropriados e, assim, minimizar as ISCs e a morbidade geral.
Prevalência do HIV/aids em gestantes jovens no período de 2010 a 2020: revisão integrativa




RESUMO: O vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), transmitido de forma sexual, parenteral ou vertical que propícia o aparecimento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) na qual é responsável pela deterioração progressiva do sistema imunológico. Os indivíduos mais acometidos por essa doença estão na faixa etária 25 a 39 em ambos os sexos. O Objetivo foiavaliar prevalência do HIV/AIDS em gestantes jovens no período de 2010 a 2020. Trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo integrativa, no qual elencou-se os descritores “Gestantes”, “perfil epidemiológico”, “HIV” e “AIDS” na língua portuguesa e em inglês “pregnancy” utilizando os operadores booleanos “AND” nas bases de dados NCBI (PUBMED), SciElo (Scientific Electronic Library Online) e LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Os critérios de inclusão são pesquisas em língua portuguesa, arquivo completo gratuito, dentre os anos de 2010 a 2020 e que contemple o tema prevalência do HIV/AIDS em gestantes jovens.: Observou-se que as gestantes não compreendem claramente o HIV/AIDS, suas formas de transmissão, exames e tratamento, demonstrando a necessidade de melhoria do processo de educação em saúde. Concomitantemente, constatou-se que 51,7% das gestantes aderiam à medicação, essas gestantes eram mais escolarizadas. Logo, a baixa adesão e as condições socioeconômicas contribuíram para a falta de informação sobre esse assunto -HIV/AIDS- tendo como consequências disso jovens gestantes que não fazem o pré - natal, e o aumento de casos de transmissão vertical. Diante disso mostra-se a necessidade para uma estratégia de prevenção e promoção com adesão do pré-natal e tratamento de gestantes soropositivas
Análise dos resultados clínicos da estimulação transcraniana por corrente contínua em pacientes com transtorno depressivo maior: uma revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados




RESUMO: Novas alternativas terapêuticas têm sido utilizadas no tratamento de transtornos mentais, como técnicas de neuromodulação não invasivas. A Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) é uma técnica de neuromodulação não invasiva que tem sido utilizada como adjuvante no tratamento de diversas manifestações neuropsiquiátricas, como o Transtorno Depressivo Maior (TDM). Este estudo propõe realizar uma revisão sistemática da literatura sobre os desfechos clínicos da ETCC em pacientes com TDM previamente diagnosticado. Esta revisão sistemática foi realizada de acordo com as recomendações PRISMA. Foi realizada pesquisa bibliográfica nas bases de dados MEDLINE/PubMed e Cochrane Library para busca de artigos relevantes sobre ETCC como método terapêutico do TDM, publicados em inglês, sem delimitação temporal estabelecida. Entre os 13 estudos selecionados, a maioria apresentou boas evidências sobre a ETCC como uma alternativa terapêutica promissora para pacientes com TDM. Existem muitos resultados promissores sobre o uso da ETCC como alternativa terapêutica, porém, a maioria dos ECR apresenta viés de tamanho de amostra inadequado, o que pode inferir resultados mais negativos ou mais positivos.
A relação entre a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) e a cirurgia bariátrica: Revisão integrativa




RESUMO: Introdução: A cirurgia bariátrica e a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) interagem de maneira complexa no contexto clínico. Objetivo: Embasados nisso, o presente artigo visa, esclarecer a relação entre a DRGE e a cirurgia bariátrica, analisando como diferentes procedimentos bariátricos afetam a ocorrência e a gravidade da DRGE. Metodologia: Para o levantamento dos artigos na literatura, realizou-se uma coleta nas seguintes bases de dados: National Library of Medicine (PubMed) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), entre os anos de 2021 a 2023. Os descritores e palavras-chave utilizados foram “Bariatric Surgery”, “Gastroesophageal Reflux”, “Cirurgia Bariátrica” e “Refluxo Gastroesofágico”. Resultados: Dessa forma, selecionou-se treze estudos, nos quais, pode-se notar que os procedimentos bariátricos de bypass gástrico em Y-de-Roux (LRYGB) e a gastrectomia vertical (LSG), têm ganhado destaque por suas notáveis reduções de excesso de peso. Observou-se, ainda, maior incidência de sintomas de refluxo, esofagite de refluxo e exposição patológica ao ácido esofágico em pacientes submetidos a LSG em comparação com LRYGB. Discussão: No entanto, é crucial entender que a resposta à cirurgia bariátrica pode variar significativamente entre os indivíduos. Embora alguns pacientes experimentem uma melhora completa dos sintomas da DRGE, outros podem não ter alteração ou até mesmo uma piora. Assim, a avaliação pré-operatória detalhada, incluindo o exame de endoscopia digestiva alta e outros testes diagnósticos, como a manometria esofágica, é essencial para determinar o risco e orientar a escolha do procedimento cirúrgico mais adequado para cada paciente.
Conclusão: Nesse contexto, é de substancial importância a avaliação do perfil de refluxo pré-operatório ao escolher o procedimento bariátrico adequado, haja vista que a relação entre obesidade e DRGE destaca a importância da abordagem cuidadosa e personalizada na seleção da cirurgia bariátrica, levando em consideração não apenas a perda de peso, mas também o impacto potencial sobre os sintomas de refluxo.
Palavras-chave: Cirurgia Bariátrica. Refluxo Gastroesofágico
Panorama clínico, epidemiológico e espacial da ocorrência de leishmaniose visceral em uma região de saúde no estado do Pará na Amazônia Brasileira




RESUMO: A Leishmaniose Visceral (LV) é uma doença de notificação compulsória, tropical e reemergente, pertencente ao grupo de doenças negligenciadas. A região Sudeste do estado do Pará apresenta altos índices de desmatamento e altas taxas de LV não documentadas. Assim, esta pesquisa teve como objetivo determinar o perfil clínico, epidemiológico e espacial da Leishmaniose Visceral, bem como, sua associação com o desmatamento nos municípios pertencentes ao 12º centro regional de saúde no Sudeste do Estado do Pará, Brasil de 2016 a 2020. Trata-se de um estudo analítico ecológico, realizado com dados provenientes de 15 municípios do 12º Centro Regional de Saúde, obtidos por meio do banco de dados do Data-SUS-TABNET, através do SINAN. Para o período do estudo foram notificados 415 casos de LV nos municípios analisados, o que correspondeu a uma média anual de 83 casos. O ano com maior número de notificações foi 2017, apresentando 34,7%, sendo o município de Redenção com o maior número de casos. Portanto, há necessidade de ampliação das medidas de controle e vigilância da LV, com foco na notificação de casos, a fim de realizar a obtenção do panorama fidedigno da LV e elaborar estratégias mais assertivas para seu controle e mitigação.
Palavras-chave: Saúde Única. Epidemiologia. Vigilância Epidemiológica. Análise Espacial.
Perfil clínico-epidemiológico de traumatismos cranioencefálicos associados a acidentes de trânsito no Sudeste do Pará, na Amazônia Brasileira




Resumo: Introdução: No Brasil, os Traumatismos Cranioencefálicos (TCEs) representam cerca dois terços de todas as causas de óbitos e são frequentemente associados a acidentes de trânsito, causando sobrecarga dos serviços de média e alta complexidade. Objetivos: Descrever a ocorrência e o perfil clínico-epidemiológico de TCEs associados a acidentes de trânsito em um hospital regional no Sudeste do Estado do Pará. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo analítico de corte transversal. Os dados são provenientes do serviço de arquivos médicos e estatísticos de um hospital regional, analisou-se prontuários eletrônicos de pacientes com idades ≥ 18 anos, de ambos os sexos, diagnosticados com TCE no período de 2016 a 2020. Resultados: Das 20.077 internações gerais registradas, 4,0% foram associadas a ocorrência de TCE, das quais 75,3% foram diretamente causados por acidentes de trânsito envolvendo motocicletas. Os casos se concentraram em indivíduos pardos, do sexo masculino, com faixa etária entre 18 e 29 anos, com percentuais de 92,5%, 86% e 39%, respectivamente.
Conclusões: A ocorrência de TCEs associados a acidentes automobilísticos é um problema que requer atenção na região. Além disso, verificou-se várias lacunas no preenchimento dos prontuários, o que dificultou a determinação da associação do desfecho, o consumo de álcool e a utilização dos EPIs. Revelando, a necessidade de aprimoramento no preenchimento desses documentos. Pois, a partir dessas informações, políticas públicas assertivas locais que visem a prevenção poderão ser implementadas.
Palavras-chave: Lesões Encefálicas Traumáticas. Epidemiologia Descritiva. Acidentes de
Trânsito. Neurologia.
Elos entre diabetes mellitus, disbiose intestinal e depressão – Revisão integrativa




Resumo: Na Diabetes Mellitus, devido à dieta hipercalórica, pode ocorrer lesão intestinal que favorece a absorção de lipopolissacarídeos para a circulação sanguínea, estimulando a secreção de citocinas pró-inflamatórias e desencadeando disbiose que pode provocar um comportamento semelhante à depressão. Dessa forma esse trabalho objetivou analisar as evidências científicas e descrever os fatores inerentes a diabetes mellitus que contribuem para ocorrência de depressão. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, adaptada. A coleta de dados ocorreu por meio das bases de dados: National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS/MEDLINE). Os descritores foram: “Diabetes Mellitus”, “Depression”, “Comorbidity”, “Dysbiosis”. Foram incluídos nesta revisão 5 estudos que evidenciaram os fatores inerentes a diabetes mellitus que causam disbiose intestinal e desenvolvimento de quadro depressivo. Dentre eles, destacam-se, alteração da permeabilidade intestinal, aumento da disponibilidade de lipopolissacarídeos, inflamação sistêmica e alteração neuronal. Além disso, algumas medidas terapêuticas mostraram-se benéficas para a restauração da microbiota saudável.Foi possível caracterizar a existência do elo entre a DM2, disbiose e depressão. Ademais, os estudos analisados mostraram resultados benéficos com uso de prebióticos, probióticos e transplante de microbiota fecal. Entretanto, há muitas lacunas a serem esclarecidas, necessitando, assim, de novos estudos voltados para esse eixo.
Palavras-chave: Diabetes Mellitus. Disbiose. Depressão. Comorbidade.
Evidências e repercussões da resistência aos medicamentos em infecções sexualmente transmissíveis: Revisão integrativa




Resumo: As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) são dilemas de saúde pública no âmbito global. Entretanto, considerando a magnitude dessa problemática e a dificuldade de acesso terapêutico adequado, estratégias que visam sua prevenção e controle são cruciais, pois, mitigam os riscos de transmissões através do rastreio e monitoramento. Tem-se como objetivo central deste trabalho escrever as evidências científicas acerca das tendências e repercussões clínicas inerentes à ocorrência de resistência aos medicamentos para o tratamento de ISTs. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com base no modelo PRISMA. Foram incluídas pesquisas publicadas no período de 2018 a 2023 e excluídos aqueles que não responderam à pergunta norteadora do estudo. As principais ISTs associadas à problemática foram gonorreia, citada em 56% dos artigos, seguida por uretrite e cervicite em 44%, e clamídia em 8%. As principais classes de medicamentos associadas à resistência bacteriana em ISTs foram os macrolídeos (40%), cefalosporinas (20%) e fluoroquinolonas (16%). Umas das principais tendências detectadas foi aumento na propagação da resistência, principalmente para Neisseria gonorrhoeae. Em conjunto, os dados evidenciam a crescente ameaça global de patógenos causadores de ISTs resistentes aos antimicrobianos. Logo, é
primordial intervenções inovadoras e coordenadas para preservar a eficácia dos tratamentos e atender às metas globais de saúde pública.
Palavras-chave: Resistência Microbiana a Medicamentos. Epidemiologia. Organismos
multirresistentes. Infecções Sexualmente Transmissíveis.
Saúde mental dos estudantes de medicina: Características individuais, socioeconômicas e contextuais




RESUMO: Transtornos mentais são muito comuns em estudantes de medicina, sejam por fatores
acadêmicos, individuais ou sociais que potencialmente geram esse adoecimento mental. Este artigo
apresenta como objetivo analisar os fatores de risco para desenvolvimento de doença mental no estudante de medicina, bem como avaliar os métodos de prevenção e controle do adoecimento mental nesse grupo de estudantes. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, para realização das pesquisas foram utilizadas as bases de dados: PubMed, Science Direct e BVS/MEDLINE. O processo de triagem contou com os seguintes critérios de inclusão: artigos que respondessem à pergunta de pesquisa, em inglês e que foram publicados entre 2017 a 2022. Como resultado, foi obtido um total de 12 estudos. A prevalência mundial de ansiedade identificada nos estudantes de medicina está aumentando exponencialmente a cada ano, sendo a taxa de cerca de 33,8%, variando entre 29,2% a 38,7%, sendo considerada substancialmente maior do que quando comparada com a população geral que variou de 3% a 25% conforme as escalas de rastreio para ansiedade e depressão. A carga excessiva de trabalhos acadêmicos, com consequente privação de sono, o baixo nível socioeconômico, a exposição a mortes de pacientes e os professores abusivos foram identificados como prováveis razões para as altas taxas de ansiedade dos estudantes de medicina. Além disso, foi identificada uma taxa de aproximadamente 9,5% da síndrome de Burnout nos acadêmicos de medicina, sendo 50% associados a fatores pessoais, 42% relacionados ao trabalho/ estudos e 12% relacionados ao paciente. O presente estudo reafirma a necessidade da aplicação dos métodos de prevenção e controle pelas instituições de ensino, a fim de reduzir as taxas de incidência dos transtornos mentais nos acadêmicos de medicina e gerar uma melhoria na qualidade de vida, no desempenho acadêmico, no profissionalismo e na empatia em relação aos pacientes.
Palavras-chave: Estudantes de medicina; Fatores de risco; Prevenção e controle; Saúde mental.
Estilo de vida como fator determinante para a ocorrência da obesidade na adolescência: Uma revisão integrativa da literatura




RESUMO
Introdução: Conforme a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, atingindo níveis prejudiciais à saúde. Em
2019, a Federação Mundial da Obesidade estimou que haveria 206 milhões de crianças e adolescentes com idades entre os 5 e os 19 anos a viver com obesidade em 2025. Portanto, o objetivo desta pesquisa é realizar uma revisão da literatura sobre o impacto do estilo de vida na ocorrência de obesidade em adolescentes, entre 12 e 18 anos. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que utilizou as bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), PubMed e Literatura Latino - Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). A pesquisa foi realizada através dos descritores estilo de vida, adolescência, adolescente e obesidade e suas combinações e variantes em inglês. Resultados: Foram selecionados 18 artigos e, de modo geral, foi observada uma complexidade dos fatores que contribuem para o excesso de peso entre os adolescentes e a importância de abordagens multidisciplinares para enfrentar esse problema de saúde pública. Considerações finais: Compreender como os fatores culturais, sociais e familiares influenciam os hábitos alimentares e a atividade física é crucial para desenvolver estratégias eficazes de prevenção etratamento da obesidade.
Palavras chave: Obesidade, Sobrepeso, Adolescentes, Saúde pública, Estilo de Vida.
Estudo da prevalência de hepatite B e sífilis em gestantes nos anos de 2010 a 2020: uma comparação entre o Pará e a região do Araguaia




RESUMO
Na gestação, a falta de assistência e educação sexual durante o pré-natal propiciam a prevalência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), sendo a Hepatite B e a Sífilis as mais prevalentes. Dessa forma, esse trabalho objetivou comparar a prevalência de Hepatite B e Sífilis em gestantes na 12° Região de Saúde do Pará e o estado, nos anos de 2010 a 2020.
Trata-se de um estudo de revisão das informações obtidas no banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), entre 2010 e 2020, e artigos das bases de dados da Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Entre 2010 e 2020, foram notificados 478 casos de Hepatite B em gestantes no Pará. Destes,10% (n = 49) foram registrados na Região do Araguaia, sendo o 2º trimestre, a idade entre 20 e 39 anos e a forma crônica da doença os mais comuns. No mesmo período, foram notificados 6.324 casos de Sífilis em gestantes no Pará, sendo a região do Araguaia com 5,5% (n = 353) dos casos, com a faixa etária entre 20 e 39 anos e a forma primária da doença sendo mais comuns. A Hepatite B e a Sífilis continuam a representar desafios à saúde materna no Pará, sobretudo, na Região do Araguaia. Sendo assim, políticas em saúde de prevenção são instrumentos vitais para garantir uma gravidez mais segura.
Palavras-chave: Infecções Sexualmente Transmissíveis; Gestantes; Hepatite B; Sífilis.
Perfil epidemiológico dos pacientes internados com câncer de pele nos anos de 2011 a 2021 no estado do Pará




RESUMO: A neoplasia do tipo melanoma tem origem nos melanócitos, na qual são células produtoras de melanina. Sendo mais prevalente em adultos brancos, abrangendo qualquer parte do corpo na forma de manchas, pintas ou sinais, e indivíduos de pele negra, é mais habitual em áreas claras, como a palma das mãos e a planta dos pés. Nesse sentido, o objetivo deste estudo avaliar o perfil epidemiológico das internações por neoplasias malignas de pele nos anos de 2011 a 2021 no estado do Pará. Trata-se de uma pesquisa descritiva retrospectiva, de abordagem quantitativa, sobre o câncer de pele, no período de 2011 a 2021, coletados por meio do Departamento de Informática do SUS (DATASUS), em que são disponibilizados os números de casos de doenças de uma população por região ou estado. Foram registradas 405 internações por neoplasias de pele no estado do Pará, entre 2011 e 2021. O ano com o maior número de pacientes internados foi o de 2011, representando 16% (n =65), seguido por 2018, com 13% (n = 54). Observou-se que o perfil encontrado foi de pacientes do sexo masculino, com idade avançada e de cor parda. O número de internações por neoplasias malignas no estado do Pará ocorre, principalmente, pela falta de procura de atendimento, culminando no agravamento das lesões. Nesse sentido, a maior prevalência da faixa etária mais avançada e, também, do sexo masculino, requer maior participação da atenção primária no que tange a estratégias de prevenção ao câncer de pele.
Palavras-chave: “Neoplasia de Pele”; “Dermatologia”; “Epidemiologia” e “Pará”.
Elos entre o uso de antidepressivos e o desenvolvimento de resistência bacteriana




RESUMO
Objetivo: Descrever as evidências científicas acerca da relação entre o uso de antidepressivos e a ocorrência de resistência bacteriana aos antimicrobianos, bem como os prejuízos associados. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada com buscas nas plataformas Web of science e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando o fluxograma do PRISMA. Foram incluídos artigos publicados no período de 2014-2023. Foram excluídos os artigos que não respondessem à pergunta de investigação e que estivessem em duplicata. Resultados: Os antidepressivos notadamente relacionados foram os inibidores da recaptação de serotonina. Notou-se que, quando as bactérias são expostas à fluoxetina, ocorre um aumento da resistência aos antibióticos tetraciclina e betalactâmicos. Além disso, a bactéria mais associada à problemática foi a Escherichia coli, representando 75% dos casos relatados. Já o mecanismo mais frequente foi a superprodução de espécies reativas de oxigênio, que resultam em mutações nos genes reguladores de transcrição, com superexpressão de bombas de efluxo. Conclusão: Essas descobertas indicam a importância de levar em consideração o potencial efeito das prescrições de antidepressivos na propagação da resistência aos antibióticos, principalmente em cepas prioritárias. Dessa forma, é essencial exercer cautela no processo de prescrição de antidepressivos. Além disso, é imprescindível a realização de campanhas para conscientização voltadas à redução da prescrição indiscriminada de antidepressivos, a fim de mitigar os prejuízos à saúde, sociais e econômicos.
Palavras-chave: Agentes antidepressivos, Resistência Microbiana a antibióticos, Vigilância em Saúde Pública.
Análise do nível de conhecimento da população adulta acerca dos primeiros socorros em casos de afogamento pediátrico




RESUMO
Introdução: Os primeiros socorros são condutas iniciais que podem ser realizadas tanto por profissionais especializados quanto por pessoas leigas. Essas condutas são definidas como uma prestação de cuidados imediatos às vítimas de acidentes ou mal súbito para proporcionar a manutenção das funções vitais. Diante disso, o suporte básico de vida pediátrico deve ser parte de um esforço tanto da sociedade quanto de programas e políticas públicas que irá colaborar no manejo adequado em uma situação de afogamento. Objetivos: Avaliar o conhecimento da população adulta acerca dos primeiros socorros em casos de afogamento por intermédio de uma revisão integrativa. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo revisão integrativa de literatura realizada no período do mês de setembro de 2023, acerca da análise do conhecimento dos adultos sobre primeiros socorros em casos de afogamento pediátrico. A partir das palavras-chaves presentes nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), foi realizado o cruzamento dos descritores “Afogamento”, “Criança” e “Educação em saúde” nas seguintes bases de dados: National Library of Medicine (PubMed), Scientific Electronic Library On line (Scielo) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) em português, inglês e espanhol. Resultados: Diante da análise dos artigos, conclui-se que há uma importância do conhecimento apresentado pelos adultos acerca dos primeiros socorros e tal fator possibilita diminuir a taxa de mortalidade em casos de afogamento na população pediátrica. Logo, com os resultados encontrados no presente estudo, foram selecionados 11 artigos nas bases de dados. Conclusão/Considerações finais: O nível de conhecimento da população adulta acerca dos primeiros socorros em casos de afogamento pediátrico é uma questão de extrema importância. O afogamento é uma das principais causas de morte em crianças, e a capacidade de agir rapidamente com os primeiros socorros pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Portanto, a conscientização e a educação sobre esse tema são fundamentais.
Palavras-chave: Afogamento; Criança; Educação em saúde
Panorama clínico-epidemiológico e espacial da ocorrência de internações hospitalares desencadeadas por doenças infecciosas no Sudeste do Pará




Resumo: Algumas doenças infecciosas comuns no início do século XX voltaram a aparecer no cenário mundial, mesmo após sua erradicação ou controle. Dessa forma, o mundo continua a ser confrontado por ameaças de doenças infecciosas de longa data, emergentes e reemergentes. O objetivo desse estudo é, portanto, determinar o perfil clínico, epidemiológico e espacial das internações hospitalares desencadeadas por doenças infecciosas no Sudeste do Pará na Amazônia brasileira. Trata-se de um estudo analítico e ecológico, realizado a partir dos dados provenientes de 15 municípios pertencentes 12º Centro Regional de Saúde. Foram coletados dados secundários públicos disponíveis na plataforma virtual do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) na Aba Morbidade Hospitalar. Os dados foram analisados utilizando estatística descritiva e inferencial, além de mapeamento geográfico. Para o período selecionado (2012-2022) foram registradas 399.578 hospitalizações na região de saúde do Araguaia, dessas, 15,0% (60.331/399.578) foram associadas às doenças infecciosas. Neste sentido, os dez agravos selecionados representaram 94,8% (57.199/60.331) do total de internações associadas às doenças infecciosas nesta região. No que tange ao diagnóstico, do total de casos associados às doenças infecciosas, 30,8% (18.621/60.331) não receberam a classificação específica. A partir dessas análises e confronto com as evidências científicas, sugere-se a necessidade de ampliação do monitoramento epidemiológico das internações hospitalares, aprimoramento da autonomia em cada município, bem como a realização de novos estudos, a fim de estabelecer e fornecer dados mais fidedignos em relação a problemática investigada.
Palavras chave: Doenças Infecciosas; Hospitalização; Monitoramento Epidemiológico; Mapeamento Geográfico
Síndrome de Burnout em médicos plantonistas de unidades de terapia intensiva: Uma revisão integrativa




RESUMO: O artigo destaca o papel crucial das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) na prestação de cuidados intensivos a pacientes gravemente enfermos, mencionando o estresse enfrentado por pacientes, familiares e profissionais de saúde. Foca na medicina intensiva, descrevendo os intensivistas e sua dedicação exclusiva à UTI. Também aborda o impacto da pandemia de COVID-19, evidenciando como os profissionais de UTI enfrentaram problemas de saúde mental, particularmente a Síndrome de Burnout. Define essa síndrome e suas três dimensões principais, exaustão emocional, despersonalização e baixa realização pessoal. Por fim, estabelece o propósito do estudo, analisar a literatura sobre a Síndrome de Burnout em médicos plantonistas de UTIs, buscando compreender suas características, fatores de risco e impactos, visando contribuir para a promoção da saúde mental desses profissionais.
Palavras-chave: Síndrome de Burnout; UTI; plantonistas; COVID-19;
Análise epidemiológica da Tuberculose na Região do Araguaia Paraense




RESUMO: A Tuberculose (TB) é uma doença infecciosa, endêmica em várias regiões do Brasil e que há múltiplos fatores que influenciam a sua alta taxa no país com histórico de negligência há séculos associada a fatores tais quais a pobreza e a moradia insalubres. Tendo em vista que através da notificação compulsória há um controle do agravo da tuberculose, optou-se por fazer um levantamento na cidade de Redenção e região do Araguaia paraense, onde está presente uma relevante área de expansão urbana desordenada, avanço de bolsões de pobreza por esses municípios, assim como a negligência do poder público frente a patologia, sendo esses os principais fatores de risco para disseminação da Tb. Sendo assim, o objetivo desse estudo é avaliar o número de casos notificados na região do Araguaia paraense alertando para a gravidade da tuberculose e para a importância da notificação frente ao combate ao descaso do poder público com a patologia. Diante da discussão quantitativa e qualitativa apresentada, conclui-se que a Tuberculose persiste sendo um problema grave para a saúde pública da região do Araguaia paraense, marcada por altos índices de contágio o que reforça o descaso do Estado brasileiro diante das doenças negligenciadas as quais afetam principalmente populações vulneráveis de baixa renda, gerando graves consequências ao desenvolvimento do país.
Palavras-chave: Epidemiologia, Araguaia-paraense, Tuberculose.
As consequências da não utilização correta do protocolo de Manchester nos serviços de Urgência e Emergência




Resumo
INTRODUÇÃO: O Sistema Manchester de Classificação de Risco (SMCR) foi desenvolvido no Reino Unido por médicos e enfermeiros com a finalidade de priorizar o atendimento na emergência de acordo com critérios clínicos de maior risco com intuito de minimizar agravos à saúde do paciente.
OBJETIVOS: Identificar as principais dificuldades e desfechos clínicos durante o uso SMCR. METODOLOGIA: Revisão integrativa da literatura através da pesquisa nas bases de dados PUBMED e SciELO, utilizando os descritores “triagem de Manchester” e “emergência” e suas variações em inglês. Foram incluídos os artigos publicados entre 2017 à 2022 e os critérios de exclusão são artigos que não estavam nas bases de dados escolhidas, que não falavam classificação de risco ou os que se repetiam nas bases de dados, estudos não encontrados de forma gratuita e artigos publicados antes de 2017, bem como aqueles que não responderam à pergunta de investigação. Ao final, obteve-se uma amostra de 16 artigos. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram elencadas três categorias temáticas. A primeira correspondeu ao perfil clínico dos pacientes triados pelo SMCR, que apontou a prevalência de pacientes do sexo masculino nas categorias branca e vermelha e as comorbidades mais prevalentes na categoria vermelha estavam associadas ao diabetes mellitus e a hipertensão. A segunda categoria evidenciou as principais dificuldades do uso do SMCR, sendo estas a ausência de padronização, equipe de enfermagem sem treinamento prévio e menor desempenho da triagem quanto maior o nível de complexidade do paciente. A última categoria apontou os desfechos clínicos, demonstrando que o SMCR é um bom preditor de mortalidade. CONCLUSÃO: Há diversos fatores que dificultam o processo de triagem, sendo necessário que as instituições promovam a capacitação dos profissionais da área da saúde para melhorar os protocolos de padronização de triagem, a fim de gerar uma menor taxa de erros e redução da morbimortalidade.
Palavras-chave: Emergência. Urgência. Triagem.
Impacto biopsicossocial e estratégias para a mitigação do contágio da monkeypox – Revisão integrativa




Resumo: A Monkeypox é uma zoonose que em 2022 apresentou rápida disseminação se espalhando por 96 países e apresentando cerca de 41.664 de pessoas infectadas pelo mundo. Desta forma, em meio a uma pandemia contínua de COVID-19, a Monkeypox gerou grande preocupação para os serviços de saúde pública e para a população. Analisar as evidências científicas e descrever o impacto biopsicossocial gerado pela disseminação da Monkeypox, bem como as estratégias utilizadas para mitigação dessa problemática. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, por meio das bases de dados Pubmed e Biblioteca Virtual em Saúde, publicadas entre o período de 2018 a 2023. Um total de 46.856 estudos foram identificados e 10 foram incluídos para a análise final. Dentre os principais prejuízos descritos destaca-se, no aspecto psicológico, o medo e a ansiedade. No aspecto biológico destaca-se a presença de lesões cutaneomucosas e os sintomas sistêmicos, a exemplo da febre, astenia e linfoadenopatia. A partir da evidência da transmissão sexual gerou-se um forte estigma e exclusão social envolta da promiscuidade, visto que a prevalência da doença ocorreu em grupos de pessoas vulneráveis, incluindo pessoas que faziam sexo sem preservativo, pessoas que viviam com HIV e história de Infecção Sexual Transmissível (ISTs) prévia. Assim, faz-se necessária a disseminação do conhecimento de que qualquer pessoa pode estar suscetível à doença independente da sua orientação sexual. Podendo assim, reduzir o impacto biopsicossocial gerado por esta doença e promover qualidade de vida para a população.
Palavras-chave: Estigma social. Política de saúde. Surtos de doenças. Vacina. Varíola dos macacos.
Panorama espacial e epidemiológico de óbitos associados às doenças infecciosas em uma região de saúde na Amazônia Brasileira




Resumo: As doenças infecciosas emergentes apresentam um significante impacto sobre a saúde do ser humano. Nesse cenário, os índices de acometimento por doenças infecciosas em países de baixa renda são substanciais e as taxas de mortalidade por essas patologias permanecem altas. Dessa forma, é de suma importância que os sistemas de saúdes dos países estejam aptos para lidar com as doenças infecciosas emergentes e reemergentes de acordo com cada demanda. Objetiva-se, portanto, determinar o perfil epidemiológico e a distribuição espacial dos óbitos associados às doenças infecciosas na região de saúde do Araguaia, Pará, Brasil. Trata-se de um estudo analítico e ecológico, realizado com dados provenientes de 15 municípios pertencentes ao 12º Centro Regional de Saúde no Sudeste do Pará. Para análise dos dados foram aplicadas estatística descritiva e mapeamento espacial. Foram registrados 24.449 casos de óbitos na região em estudo, desses, 7% (1727/24449) foram associadas às doenças infecciosas. Neste sentido, os cinco agravos selecionados representaram 30% (524/1727) do total de óbitos nesta região, destacando que a sepse ocupou a primeira posição com um total de 24,2% (418/1727). Observou-se a ocorrência de óbitos associados às doenças infecciosas na região em estudo, alguns municípios detiveram maior número de casos. Esses resultados ressaltam a necessidade de intervenções abrangentes e integradas no enfrentamento das doenças infecciosas nessa região, a fim de estimular a autonomia diagnóstica e de registros em toda região.
Palavras-chave: Doenças Infecciosas. Epidemiologia Clínica. Mapeamento Geográfico. Mortalidade.
Ocorrência de prescrições empíricas e infecções causadas por bactérias multirresistentes em pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva Covid-19 e não-Covid no Sudeste do Pará, na Amazônia brasileira




RESUMO
Objetivos: Esse estudo tem como objetivo comparar o perfil clínico, epidemiológico e laboratorial das infecções ou colonizações bacterianas entre os pacientes internados em UTI Covid-19 e não-Covid no Sudeste do Estado do Pará, Brasil. Métodos: Trata-se de um estudo do tipo analítico retrospectivo, realizado a partir de análises de prontuários eletrônicos e laudos microbiológicos de pacientes internados em UTI devido a complicações associadas a Covid-19 e outras causas, no período de março de 2020 a dezembro 2021 em um hospital regional localizado no Estado do Pará na Amazônia brasileira. A amostra é composta por dados de prontuário de 343 pacientes, coletados após aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa sob parecer nº 5281433. Na coleta foram analisados os dados presentes nos laudos de culturas bacteriológicas e antibiogramas, a fim de caracterizar o perfil clinico- epidemiológico dos pacientes. Os dados foram transferidos e tabulados em bancos de dados no Software Microsoft Excel 2019 para análise estatísticas descritivas e associativas utilizando o Software estatística Stata 17.0. Resultados: Do total da amostra, 59,5% dos pacientes estavam internados na UTI- Covid e 40,5% em UTI não-Covid. A maioria dos indivíduos internados em UTI-Covid e UTI não-Covid apresentavam idade entre 66 e 78 anos e 54 e 66 anos, respectivamente. O tempo de internação em UTI-Covid foi menor que 15 dias, enquanto em UTIs não Covid-19 foi de 15 a 30 dias. Cerca de 64% dos pacientes internados em UTIs Covid-19 tiveram o óbito como desfecho, enquanto 58% dos internados em UTI não Covid-19 tiveram alta. As comorbidades mais prevalentes em ambas UTIs foram as doenças do aparelho circulatório. As bactérias gram-negativas foram as mais frequentes em ambas, presentes em 63,1% das culturas analisadas. Com relação ao perfil fenotípico de resistência destaca-se a produção de Carbapenemases detectada em 43,0% das culturas analisadas. A multirresistência frente aos antimicrobianos foi mais frequente na UTI não-Covid 55,7%. Em relação a prescrição de antimicrobianos nota-se que tanto entre a UTI Covid-19, quanto entre a UTI não-Covid-19, a maioria das prescrições foram empíricas. Conclusão: A recorrência de infecções secundárias e colonizações bacterianas em pacientes internados em UTI- Covid e não-Covid não devem ser subestimadas. E o conhecimento acerca do perfil clínico, microbiológico e de resistência bacteriana, traz à tona a necessidade da formulação de estratégias holísticas e assertivas para controle e mitigação dessas problemáticas, contribuindo para o melhor prognóstico dos pacientes e melhoria da qualidade e segurança dos pacientes.
Palavras-chave: COVID-19; Infecções bacterianas secundárias. Resistência a Múltiplos Medicamentos; Medicina baseada em evidências.
Perfil epidemiológico do traumatismo cranioencefálico de um Hospital Regional da Amazônia Brasileira




RESUMO: O traumatismo cranioencefálico (TCE) é uma das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo, especialmente entre adultos jovens. O objetivo deste estudo foi conhecer o perfil epidemiológico dos pacientes com TCE internados num Hospital Regional da Amazônia Brasileira. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, epidemiológico, de série temporal para caracterizar as hospitalizações por TCE em um Hospital Regional Público da região sudeste do estado do Pará (Brasil) entre 2011 e 2021. As variáveis estudadas foram: internações, ano de processamento, faixa etária, sexo, raça, valor gasto em internações, média de permanência hospitalar e óbitos. Na década citada foram registradas 2.208 internações por TCE. O maior número de internações foi no sexo masculino, com 1.882 casos, o equivalente a 85,23% do total. A faixa etária predominante foi de 20 a 29 anos, responsável por 25,22% das internações. A predominância da raça parda nas internações 75,36%. A média geral, referente aos 11 anos analisados, foi de R$ 2.610,61 por paciente. A média de permanência hospitalar por pacientes com TCE foi de 9,9 dias. Quanto ao número de óbitos a raça parda foi a que apresentou maior número. A taxa de mortalidade dos pardos foi menor quando comparado aos do sem informação quanto a raça.
Conclui-se que o TCE é um importante causa de internações e óbitos no hospital regional da Amazônia Brasileira, constituindo um grave problema de saúde pública, necessitando de políticas públicas que mudem essa realidade.
Palavras chave: Traumatismo craniano; Epidemiologia; Incidência.
Os efeitos negativos do uso do cigarro eletrônico no sistema respiratório: Revisão integrativa




RESUMO: O cigarro eletrônico é a nova moda na sociedade, apesar das incertezas em relação aos seus efeitos para a saúde a longo prazo. O objetivo desta pesquisa é apresentar os efeitos e as consequências acarretadas pelo uso do cigarro eletrônico no sistema respiratório. Trata-se de uma revisão integrativa, que permite a síntese de conhecimento e a incorporação dos resultados de estudos significativos na prática.Utilizou os seguintes bancos de dados para a pesquisa: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), National Library of Medicine- National Institutes of Health (PubMed) e a LILACS no mês de setembro de 2022. Para essas pesquisas foram aplicados os seguintes descritores em conjunto com o operador booleano AND: E - cigarettes AND Lung Diseases, Electronic Cigarette AND Lung e Electronic Cigarette AND Risk Factor A pergunta norteadora para a busca correta dos artigos foi: “Quais efeitos e consequências causadas pelo uso do cigarro eletrônico no sistema respiratório do usuário?”. A amostra final deste estudo foi constituída por 20 artigos de acordo com os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos. Conclui-se, portanto, que os efeitos e consequências do uso dos cigarros eletrônicos são inestimáveis a saúde pulmonar.
Palavras-chave: “Cigarro eletrônico.” “Análise de consequências.” “Sistema respiratório.”
Uso de probióticos na redução da inflamação causada pela síndrome metabólica: Uma revisão integrativa




RESUMO: A Síndrome Metabólica (SM) representa uma condição de estado pró- trombótico e pró-inflamatório caracterizado por aumento da atividade inflamatória das citocinas. Processos de disbiose têm sido associados à obesidade, presente na SM, por isso, o uso de probióticos vem sendo considerado como alternativa às abordagens tradicionais de perda de peso e dieta hipocalórica desde que consumidos em quantidade adequada. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, cuja questão norteadora “O uso de probióticos reduz a inflamação gerada pela síndrome metabólica?” induziu as pesquisas realizadas nas bases de dados: SCIELO, BVS, PUBMED e Science Direct. Foram utilizados os descritores “inflammation”, "probiotic", "metabolic syndrome" e "insulin resistance". Realizou-se a análise dos artigos através do modelo PRISMA, sendo incluídos, na amostra final, 8 artigos para a revisão. Todos os estudos incluídos foram publicados no ano de 2017 a 2022 em inglês. O efeito probiótico no peso corporal é dependente de uma série de fatores, como as espécies e cepas dos microrganismos e do tempo de administração do probiótico. Alguns deles têm sido bastante utilizados em pacientes com SM para reduzir o estado inflamatório do organismo, atuando, principalmente, na redução do peso corporal, IMC, circunferências da cintura e do quadril, pressão arterial sistólica e diastólica. Além disso, houve redução de marcadores pró-inflamatórios, como interleucina 5 e proteína C reativa com o uso de probióticos. Esses achados justificam a necessidade de pesquisas multicêntricas, com uma população heterogênea a ser analisada a fim de determinar, com precisão, os efeitos terapêuticos dos probióticos na redução de marcadores inflamatórios e fatores de risco cardiometabólicos em pacientes com SM.
Palavras-chave: “Mediadores da inflamação”; “Probióticos”; “Síndrome metabólica”.
Infecções secundárias causadas por bactérias do grupo ESKAPE e impacto à saúde de pacientes com complicações da Covid-19 – uma revisão integrativa




RESUMO: Introdução: A resistência bacteriana descrita para o grupo ESKAPE é uma problemática considerável para a saúde global que resulta em prejuízos sociais, econômicos e principalmente a saúde.
Objetivos: Descrever os prejuízos associados à saúde de pacientes internados com complicações da COVID-19 inerentes as coinfecções causadas pelo grupo bacteriano ESKAPE.
Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, as buscas dos estudos foram realizadas nas bases National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed) e Science Direct, utilizando o método PRISMA, foram incluídos artigos publicados entre os anos de 2020 e 2021, em inglês. Resultados: A amostra contou com 17 artigos, nos quais detectou-se a ocorrência do grupo ESKAPE e prejuízos inerentes à saúde dos pacientes com COVID-19. O Staphylococcus aureus sensível à meticilina (MSSA), seguido pelo Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA),Klebsiella pneumoniae e Enterococcus spp. foram as principais bactérias relatadas. Os principais prejuízos inerentes a associação COVID-ESKAPE foram o tempo prolongado de internação, a resistência bacteriana aos antimicrobianos e pior prognóstico.
Conclusão: Portanto, a associação entre a presença de bactérias do grupo ESKAPE e os prejuízos inerentes à saúde de pacientes com COVID-19 não podem ser subestimadas. Faz-se necessário dar seguimento com novos estudos, a fim de prevenir agravos e promover saúde com base nas informações sobre as principais complicações, promovendo intervenções e reduzindo a morbimortalidade desses pacientes.
Palavras-chave: COVID-19; ESKAPE; Bactérias Resistentes a Drogas; Coinfecção.
Análise dos agentes infecciosos e da resistência bacteriana em infecções do trato urinário: uma revisão integrativa




RESUMO: Introdução: Ter conhecimento do perfil de resistência bacteriana e, sobretudo, das principais bactérias envolvidas nas infecções do trato urinário (ITUs) auxiliam para que haja um tratamento adequado com melhor prognóstico para aquele paciente acometido. Objetivos: realizar uma revisão integrativa de literatura sobre o agentes infecciosos e a resistência bacteriana em ITUs. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa na base de dados PubMed, a estratégia de busca: ("urinary tract infection" and "bacterial resistance") OR ("urinary tract infection" and "antibiotic
resistence"). Como critérios de inclusão, foram artigos publicados entre 2017 e 2022, em português ou inglês, indexados na base de dados escolhida, que possuíssem os seguintes desenhos de estudo: ensaio clínico randomizado, estudos de coorte prospectivos e retrospectivos, estudos transversais, estudo experimental, caso controle, relatos de caso e séries de caso. A triagem dos artigos foi realizada através do método PRISMA.
Resultados e discussão: O principal uropatógeno que apresentou resistência aos antibióticos foi o bacilo gram-negativo Escherichia coli, principal causa de ITU. A trimetoprina/sulfametoxazol, amoxicilina/clavulanato e nitrofurantoína são drogas comumente escolhidas para o tratamento profilático para ITU não complicada, portanto, a resistência evidenciada nestes estudos demonstra preocupação no tratamento dessa doença.
Conclusão: Esse tema deve ser mais abordado em futuros estudos, sobretudo, estudos primários locais para que seja traçado o perfil de resistência microbiana regional, a fim de elaborar melhores estratégias de controle da problemática e, assim, instituir o melhor tratamento para os pacientes.
Palavras-chave: “Infecção do trato urinário”; “Farmacorresistência bacteriana”; “Patógenos”.
Cenário epidemiológico, estrutural e espacial da ocorrência de covid-19 em uma região de saúde, na Amazônia Brasileira




RESUMO:
Introdução: A Covid-19, pode causar complicações sistêmicas, resultando em números alarmantes de óbitos em nível global, sobrecarregando os sistemas de saúde. Objetivos: Caracterizar o perfil epidemiológico, a distribuição espacial de óbitos por Covid-19 e a capacidade estrutural dos serviços assistenciais, em uma região de saúde no Estado do Pará.Materiais e métodos: Estudo analítico ecológico, baseado em dados públicos clínico-epidemiológicos referentes aos casos e óbitos de Covid-19(período de 2020 a 2023). Aplicou-se testes estatísticos descritivos e inferenciais para a análise dos dados.
Resultados: Detectou-se 71.036 casos de Covid-19 na região em estudo, destes, 1.2% evoluiu para o óbito. A distribuição espacial evidenciou que Redenção apresentou o maior número de casos a cada 1.000 habitantes e foi o munícipio com a maior taxa de óbitos (3.5/1.000 habitantes). Já a cidade de Xinguara apresentou a maior taxa de letalidade (1.6%). Além disso, observou-se que 2,4% dos casos ocorreram na população indígena. Notou-se correlação positiva entre o número de óbitos/1.000 habitantes e a cobertura vacinal(p=0.006).
Conclusões: A Covid-19 impactou a região em estudo, principalmente se comparada com outras patologias. Considerando a distribuição dos óbitos, a capacidade estrutural dos serviços de saúde na Região do Araguaia, pode ser relevante. Esta pesquisa alerta para necessidade de aprimoramento da autonomia dos serviços de saúde na região, visando a mitigação dos prejuízos advindos de emergências de saúde pública.
Palavras-chave: Perfil de Saúde; COVID-19; Mortalidade; Infraestrutura Sanitária; Estratégias de Saúde.
Acurácia do algoritmo Simple Triage and Rapid Treatment (START) na triagem de acidentes e desastres: Uma revisão integrativa




Resumo
O algoritmo do Simple Triage and Rapid Treatment (START) foi proposto para identificar vítimas salváveis daquelas com mortalidade iminente, sendo o sistema de triagem mais popular em todo o mundo. Portanto, demonstrar aacurácia do protocolo START é de fundamental importância, visto que atua em um cenário extremo e que o tempo e a tomada de decisão efetiva podem salvar vidas. Dessa forma, a realização do presente estudo tem como objetivo analisar a acurácia do algoritmo START na triagem de acidentes e desastres. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, e para a realização das pesquisas foram utilizadas as seguintes bases de dados: PUBMED, LILACS e COCHRANE. O processo de triagem contou com os seguintes critérios de inclusão: artigos que respondessem à questão norteadora, em inglês ou português e entre 2017 a 2021. Após as pesquisas, foram obtidos um total de 7 artigos para revisão. O gerenciamento de vítimas por meio do protocolo START permite que o socorrista decida rapidamente o nível esperado de cuidados necessários, a fim de focalizar os cuidados pré-hospitalares avançados em pacientes que requerem intervenções imediatas. Este algoritmo poderia apressar significativamente o processo de triagem e reduzir a subtriagem ao longo do tempo, mesmo quando adotados por pessoal não médico, especialmente ao estabelecer os pontos de triagem. Foi demonstrada uma correta triagem em 36% dos pacientes, ocorrendo uma subtriagem em 56,8% dos pacientes. No geral, o protocolo START supre as necessidades do atendimento de vítimas em massa, no entanto necessita de modificações para que se torne um protocolo mais efetivo. Dessa forma, faz-se necessário dar seguimento com novos estudos a respeito da acurácia e formas de otimização desse protocolo, a fim de otimizar o sistema de triagem, promovendo uma tomada de decisão rápida e efetiva.
Palavras-chave: Incidentes com feridos em massa; Protocolo; Triagem.
Análise epidemiológica da Hepatite B no estado do Pará, de 2015 a 2020




RESUMO: Desenvolver o perfil epidemiológico da Hepatite B no estado do Pará de 2015 a 2020.
Métodos: Foi realizado um estudo epidemiológico, longitudinal, retrospectivo, de forma analítica e exploratória, com base em uma pesquisa quantitativa, através da coleta de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) no período entre os anos de 2015 a 2020.
Resultado: No ano de 2015 a 2020, no estado do Pará, registrados 170.967 casos de Hepatite B. O maior número ocorreu no ano de 2014 com 4.785 registros. De acordo com a faixa etária, os mais atingidos tinham entre 40 e 59 anos com 78.731 (%) notificações. O número de casos foi maior em relação ao sexo masculino, acometido com 98.233 (%) registros. Referente à raça, a branca registrou um maior número de casos, totalizando 80.324 (%). De acordo com a distribuição dos casos por regiões de saúde, a região Metropolitana I demonstrou maior incidência, registrando 1.273 casos.
Em relação às etiologias, houve maior número de registro do Vírus C, sendo somado 91.660 (%) casos.
Conclusão: Conforme os dados apresentados pelo DATASUS, no estado do Pará, ocorreram mais de 30.000 casos registrados de Hepatite B, entre os anos de 2015 a 2020, em 2019 ocorreram 27.616 registros, e um menor número no ano de 2020 com 12.333 casos. O perfil epidemiológico demonstra que foram acometidos mais pacientes do sexo masculino, raça branca e na região Metropolitana I. Em relação à faixa etária, foram mais atingidos entre 40 e 59 anos, e em seguida, entre 20 a 39 anos, ocorrendo mais casos na idade adulta, pois este grupo etário está mais exposto a aglomerações, e assim, mais suscetível a infecções.
Palavras-chave: Hepatite B, Epidemiologia, Saúde Pública.
Tendências epidemiológicas e repercussões clínicas da resistência transmitida aos antirretrovirais do HIV - Revisão integrativa




RESUMO: O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) é um retrovírus da família Retrovirida e que acomete os linfócitos TCD4+ e desencadeia imunossupressão no indivíduo infectado, possibilitando assim as infecções oportunistas (IOs). Entretanto, além da perspectiva imunológica, o panorama de resistência transmitida a drogas do HIV (TDR) é uma problemática crescente e atual que pode piorar o panorama atual dessa infecção. O objetivo desta pesquisa foi analisar as evidências científicas e descrever as principais tendências e repercussões epidemiológicas da TDR do HIV, bem como, os prejuízos inerentes à saúde dos pacientes acometidos. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com busca na base de dados Public Medline or Publisher Medline (PubMed/MEDLINE) com descritores e palavras-chave combinados pelo operador booleano “AND” e “OR”, obtidos por consulta aos Descritores de Ciências em Saúde (DECS) e em artigos já publicados. Após aplicação de fluxograma para seleção, foram incluídos 11 artigos originais publicados no período de 2017 a 2022. Os principais impactos clínicos associados à TDR foram limitações na escolha e reposta das terapias de primeira linha disponíveis, bem como, diminuição das taxas de supressão virológica na terapia. Em virtude dos impactos e repercussões clínicas inerentes a essa problemática evidencia-se sistematicamente a importância de realizar implantações de rastreamento e controle desse tipo de resistência, assim como, a realização estudos de vigilância sobre TDR e desfechos no curso da infecção, sobretudo nas áreas com recursos mais limitados.
Palavras-chave: Resistência Transmitida a Medicamentos. Vigilância de Resistência a Medicamentos para HIV. Resistência ao HIV. Resistência a Pré-tratamento de Medicamentos para HIV.
Intubação Orotraqueal X Bolsa-Válvula-Máscara: Análise para O Manejo De Vias Aéreas em Emergências Médicas




RESUMO: A parada cardiorrespiratória (PCR) representa uma das urgências cardiovasculares mais comuns e de maior morbidade. Um aspecto fundamental no manejo da PCR é a atenção às vias aéreas do paciente, pois a sua manutenção adequada é um fator determinante para o prognóstico. Duas técnicas amplamente empregadas nesse contexto são a Intubação Orotraqueal (IOT) e o uso do dispositivo bolsa válvula máscara (BVM). A escolha entre essas duas técnicas e a competência na sua execução são questões críticas que impactam diretamente a sobrevida do paciente. Desse modo, esse estudo buscou analisar essas técnicas de manejo de vias aéreas como parte do manejo da parada cardiorrespiratória (PCR). Para realizar essa pesquisa foi realizada uma coleta de informações a partir de fontes secundárias, por meio de levantamento bibliográfico nas bases de dados da National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS/MEDLINE) e Google Acadêmico no período de 2018-2023 com os seguintes descritores “Parada Cardiorrespiratória”, “Via Aérea Avançada” e “Bolsa-válvula-máscara”. Os estudos incluídos nesta revisão obtiveram resultados similares no que se refere a IOT como a abordagem mais eficaz no manejo das vias aéreas durante a PCR. No entanto, enfatiza-se que a eficácia da IOT está intrinsecamente ligada ao treinamento e à competência dos profissionais de saúde, tendo em vista que ela oferece um controle superior das vias aéreas, garantindo uma ventilação eficaz e minimizando complicações quando realizada de forma correta. Dessa forma, a gestão das vias aéreas durante a PCR é um tópico de extrema importância na medicina de emergência,
e a escolha entre IOT e BVM, quando feita com discernimento, aliada a uma execução competente, pode fazer a diferença entre a vida e a morte do paciente.
Palavras-chave: Parada cardiorrespiratória; Manuseio das vias aéreas; Intubação oro traqueal; Bolsa-válvula; Máscara
Perfil epidemiológico das meningites no estado do Pará, de 2010 a 2020




RESUMO: A meningite é a inflamação das meninges, que são membranas que recobrem o sistema nervoso central, podendo envolver o córtex cerebral e a medula espinhal devido à sua proximidade anatômica. O objetivo de estudo é traçar o perfil epidemiológico das meningites no estado do Pará de 2010 a 2020. Trata-se de um estudo epidemiológico, retrospectivo, longitudinal, de caráter exploratório e analítico, além de ser quantitativa, com coleta de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde – DATASUS entre os anos de 2010-2020. No estado do Pará, de 2010 a 2020 foram confirmados 4426 casos de meningite. O maior número absoluto de casos por ano foi em 2018 com 515 (11,63%). O sexo masculino foi o mais acometido com 2483 registros (57,41%). A raça parda lidera com 3393 casos (76,66%). De acordo com a faixa etária, a maior prevalência ocorreu entre 20 e 39 anos com 1470 (33,21%). Em relação a distribuição dos casos no estado do Pará por regiões de saúde, a região Metropolitana I foi a que apresentou maior incidência dos casos com 3579 registros, correspondendo a 82,38% do total. Infere-se que a meningite bacteriana no Pará apresentou um aumento no número dos casos notificados entre os anos de 2010-2020. O perfil epidemiológico desses pacientes mostrou maior acometimento do sexo
masculino, raça parda e maior incidência na região metropolitana I.
Palavras-chave: “Epidemiologia”; “Saúde Pública”; “Meningites” e “Pará”.
Impacto do uso de prebióticos e probióticos como medida terapêutica para a recuperação da microbiota em crianças com transtorno do espectro autista - revisão integrativa




RESUMO
O presente artigo apresenta como objetivo analisar o papel clínico do uso de prebióticos e probióticos no manejo de distúrbios gastrointestinais em pacientes com transtorno do espectro autista, bem como, descrever as evidências acerca dos benefícios associados. Métodos: Esta pesquisa consiste em uma revisão integrativa da literatura realizada por meio das bases de dados National Library of Medicine National Institutes of Health (PUBMED e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), publicadas no período de 2012 a 2022. Foram identificados 954 artigos inicialmente e 12 foram incluídos para a revisão. Os probióticos mais frequentes foram Lactobacillus, Lactobacillus acidophilus e o Bifidobacteria longum, responsáveis por gerar melhora global dos sintomas gastrointestinais de constipação, dor abdominal e diarreia, e melhora do comportamento social do TEA. O mecanismo pelo qual estes probióticos agem são a partir da produção de neurotransmissores incluindo dopamina, norepinefrina, serotonina, ácido 4-aminobutírico (GABA), acetilcolina e histamina, que podem modular os níveis de serotonina e dopamina no cérebro, regulando os sintomas de irritabilidade, estereotipia e hiperatividade associada ao TEA. Portanto, faz-se necessária a realização de mais ensaios clínicos de longa duração a fim de avaliar o impacto do uso de probióticos e prebióticos para as sintomatologias geradas pelo TEA, podendo desta forma contribuir para melhora da qualidade de vida destes pacientes.
Palavras-chave: Disbiose. Trato Gastrointestinal. Transtorno do espectro autista. Prebióticos.
Probióticos.
Cenário epidemiológico e possíveis repercussões da hesitação vacinal - Revisão integrativa




Resumo
Objetivos: Descrever as evidências científicas acerca das tendências epidemiológicas das doenças imunopreveníveis, sua relação com a hesitação vacinal e as repercussões clínicas associadas. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, adaptada segundo o modelo PRISMA. A coleta de dados ocorreu por meio das bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed). Os descritores foram “Antivaccination Movement” AND “Public Health” OR “Vaccination Refusal” AND “Infectious Diseases” OR “Vaccine-Preventable Diseases”. Resultados: Foram incluídos nesta revisão 13 artigos. Dentre as principais causas de hesitação vacinal descritas, estão a falta de segurança eficácia da vacina, falta de conhecimento sobre os efeitos da vacina, a falta de confiança no governo e nas indústrias farmacêuticas. Os prejuízos clínicos associados à hesitação vacinal são o prolongamento da situação pandêmica e o aumento da disseminação de doenças infecciosas. Conclusões: Desta forma, faz-se necessária a realização de programas de conscientização com abordagens diretas para profissionais de saúde, pois, são primordiais para disseminação da importância da vacinação para a população, a fim de controlar a incidência de doenças preveníveis. Além disso, estratégias que visem o combate as informações falsas em mídias sociais são cruciais.
Palavras-chave: Movimento contra Vacinação. Saúde Pública. Recusa de Vacinação. Doenças infecciosas. Doenças Preveníveis por Vacina.
Qualidade de vida em pacientes submetidos à hemodiálise: Revisão integrativa




Resumo
A Doença Renal Crônica é uma das principais causas da necessidade de terapia de substituição renal. Pacientes submetidos a esse tipo de tratamento apresentam, no geral, sedentarismo e debilidade funcional, afetando a percepção de qualidade de vida.
Diante deste contexto, o objetivo deste artigo é verificar a percepção da qualidade de vida dos pacientes com doença renal crônica submetidos à hemodiálise. Trata-se de uma revisão integrativa, e para a realização das pesquisas foram utilizadas as seguintes bases de dados: Pubmed, Scielo, Lilacs, Medline, BDENF-Enfermagem e BVS. O processo de triagem contou com os seguintes critérios de inclusão: responder à questão norteadora, em inglês, português ou espanhol, e entre 2017 a 2022. Após as pesquisas, foram utilizados um total de 10 artigos. O perfil epidemiológico dos pacientes submetidos à hemodiálise encontrado foi de maior incidência em pacientes do sexo masculino, com baixa escolaridade e com faixa etária entre 40 e 65 anos. A qualidade de vida desses pacientes em hemodiálise, determina uma redução do desempenho do papel profissional, da função física e emocional, indicando a existência de sentimento de frustração, indignação e negação iniciais. Neste estudo percebeu-se uma redução na qualidade de vida dos pacientes hemodialíticos, interferindo principalmente no desempenho do papel profissional, satisfação do paciente e funções sexuais. Portanto, este estudo reafirma a necessidade de dar seguimento com novos estudos, a fim de gerar qualidade de vida, garantir uma assistência integral à saúde e realizar a prevenção e a redução de agravos associados ao tempo prolongado do tratamento hemodialítico.
Palavras-chave: Diálise renal; Doença renal crônica; Qualidade de vida.
Repercussões clínicas decorrentes da ocorrência de Covid - 19 durante a gestação - Revisão integrativa




RESUMO: Considerando o panorama da pandemia e a experiência no manejo de gestações complicadas decorrentes de infecções por outros coronavírus, considerou-se a vulnerabilidade das grávidas ao SARS-CoV-2. Analisar as evidências cientificas e descrever as principais complicações maternas e fetais associadas a COVID-19 durante a gestação. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, adaptada seguindo o método PRISMA. A coleta de dados ocorreu através das bases de dados: National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed) e Science Direct. Os descritores e palavras-chave foram: “COVID-19”; “Pregnancy Complications Infectious”; “Mortality”; “Infectious Disease Transmission Vertical”. Foram incluídos nesta revisão 15 estudos, evidenciando que gestantes com COVID-19 em estado grave podem apresentar complicações como a necessidade de UTI (40%), pneumonia (33,4%), morte materna (33,4%) e pré-eclâmpsia (20%). Dentre as complicações fetais e neonatais encontram-se que 60% corresponderam ao parto prematuro. Além disso, foi relatado a possibilidade sobre a transmissão vertical. Há um número crescente de estudos publicados sobre a COVID-19 durante a gravidez. Sabe-se que há correlações de infecções virais com repercussões e prejuízos na saúde materna e fetal. Todavia, não está completamente esclarecido as complicações específicas do COVID-19 e sua gravidade em mulheres grávidas, bem como, transmissão vertical, complicações perinatais e neonatais. Entretanto, foi possível observar que uma possível explicação para dificuldade de se estabelecer relação de causalidade são os sintomas próprios da gravidez. Desse modo, é crucial a realização de novos estudos com o intuito de esclarecer o papel do SARS-CoV-2 durante a gravidez e suas repercussões
Palavras-chave: COVID-19; Complicações Infecciosas na Gravidez; Mortalidade; Transmissão Vertical de Doenças Infecciosas
Perfil clínico-epidemiológico e espacial da hanseníase em uma região de saúde na Amazônia Brasileira




Resumo: A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, crônica, causada pelo Mycobacterium leprae prevalente no Brasil. Para que haja uma resolução holística dessa problemática é preciso considerar os preceitos de Saúde Única. Este trabalho teve o objetivo determinar o perfil clínico-epidemiológico e espacial da hanseníase em uma região de saúde na Amazônia no período de 2012 a 2022. Trata-se de um estudo analítico ecológico, utilizando dados oriundos de bases dados públicas, através da análise de variáveis sócio demográficas e clínicas. Para análise dos dados aplicou-se estatística descritiva e inferencial, bem como mapeamento geográfico. Para o período de estudo foram analisados 4346 casos de hanseníase na região de saúde analisada, o município com maior número de casos foi Redenção 22,6%. Ademais, observou-se que os casos se concentraram em homens, adultos, pardos e com baixa escolaridade. Além disso, a forma clínica mais prevalente foi a Dimorfa 51,9%, a classificação multibacilar 79,3% e o esquema terapêutico mais utilizado foi a poliquimioterapia multibacilar de doze doses78%. Outras observações importantes foram a baixa adesão a realização de baciloscopia, redução no número de casos a partir de 2020 e poucos registros na população indígena.
Portanto, nota-se que há necessidade de ampliação das medidas de vigilância e controle da hanseníase, com ênfase no diagnóstico, rastreio e notificação dos casos, a fim de obter informações essenciais para a elaboração de estratégias locais assertivas, visando o controle e mitigação dos casos, reduzindo os prejuízos à saúde dos indivíduos acometidos.
Palavras-chave: Estratégias de saúde. Hanseníase. Mapeamento geográfico.
Monitoramento epidemiológico. Saúde única.
Perfil epidemiológico dos portadores de hanseníase no estado do Pará nos anos de 2016 a 2021




RESUMO: Introdução: A hanseníase apresenta-se como uma doença milenar, denominada pela bíblia como Lepra, é uma doença infectocontagiosa de evolução crônica que traz consigo estigmas de preconceito dos enfermos que sofrem tal patologia. São inúmeras as manifestações clínicas, sendo apresentadas da forma mais branda à mais acentuada, as quais são resultantes do acometimento tanto das células cutâneas quanto nervosas pelo Mycobacterium leprae.
Objetivo: Avaliar o perfil epidemiológico da Hanseníase no estado do Pará nos anos de 2016 a 2021. Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico observacional e descritivo baseada em dados notificados no site oficial DATASUS através do Tabnet. Foram incluídos todos os casos confirmados, notificados e publicados do ano de 2016 à 2021. Resultados e discussão: Entre 2016 e 2021, foram diagnosticados 18.117 casos de hanseníase no estado do Pará, com uma média de 3019 casos por ano. A amostra apresentou um desvio padrão de 632, com um coeficiente de variação anual de 20.95%. De acordo com os dados deste estudo, a maioria dos casos diagnosticados não tiveram o número de lesões cutâneas levados em consideração, uma vez que a quantidade de lesões não se assemelha com a quantidade de diagnósticos organizados pela forma clínica. Ainda, houve uma alta prevalência da Hanseníase no sexo masculino, sendo a forma clínica dimorfa a mais comum.
Conclusões: O estado do Pará é uma região endêmica de Hanseníase, necessitando de políticas públicas para a melhora no atendimento, a fim de realizar o diagnóstico precoce e, assim, proporcionar o tratamento imediato.
Palavras-chave: Hanseníase; Estigma; Epidemiologia.
O aumento da infecção do Trato Urinário durante a gravidez: uma revisão integrativa




RESUMO:
Introdução: A infecção do trato urinário (ITU) é uma das complicações perinatais que ocorre com frequência durante a gestação. Além disso, essas infecções representam um grande espectro que abrange desde uma bacteriúria assintomática, envolvendo a cistite aguda sintomática, até alguns casos mais graves, como a pielonefrite. A presença de ITU tem sido associada a resultados adversos na gravidez, incluindo aumento das taxas de parto prematuro e baixo peso ao nascer. Ademais, na atual era da multirresistência bacteriana, o diagnóstico e tratamento apropriados devem ser ocorrem de maneira correta para evitar complicações em mulheres grávidas. Objetivo: o objetivo deste estudo é avaliar o efeito e incidência de infecção do trato urinário em gestantes. Metodologia: o estudo Trata-se de uma revisão integrativa de literatura utilizando as bases de dados PubMed, Scielo e BVS nos últimos 10 anos acerca da análise da incidência e complicações da ITU na gravidez. Resultado: foi possível verificar a presença de infecções frequente com E. Coli, seguido por Klebsiella spp, devido as alterações anatômicas e fisiológicas que ocorrem na gravidez. Conclusão: Nota-se que E. Coli e Klebsiella spp. são os agentes bacterianos mais comuns isolados da urocultura de gestantes com ITU em cada um dos três trimestres. Ademais, deve-se considerar a fosfomicina para o tratamento de primeira linha devido à alta sensibilidade ao medicamento, facilidade de uso e segurança para utilização na gravidez.
Palavras-chave: Infecção Urinária. Gravidez. Trato Urinário
Panorama clínico e epidemiológico de tuberculose em uma região de saúde, na Amazônia Brasileira




RESUMO: A tuberculose é um dos principais problemas de saúde global, além de ser uma das principais causas de morte por agente infeccioso. A resistência aos antimicrobianos é responsável pela piora do panorama epidemiológico associado à essa patologia. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi descrever o perfil clínico-epidemiológico da tuberculose e a relação com o nível de cobertura vacinal entre os municípios do 12º centro regional de saúde no Estado do Pará. Trata-se de um estudo analítico ecológico, realizado com dados clínico epidemiológicos oriundos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Para análise dos dados aplicou-se estatística descritiva e inferencial. Durante o período analisado (2012- 2022) foram registrados 1330 casos de tuberculose na região, considerando a distribuição geográfica, apenas um município deteve a maioria dos casos, Redenção com 34,8% (464/1330). Além disso, considerando análises sócio demográficas notou-se concentração de casos em indivíduos pardos 52,1% (693/1330), no sexo masculino 64,2 (855/1330), com idade entre 20- 59 anos 64,3% (856/1330) e ensino fundamental incompleto 56,3% (750/1330). Notou-se ainda, baixa adesão à realização de cultura bacteriológica e rastreio de resistência. Assim, foi possível traçar o perfil epidemiológico global de casos de tuberculose na região de saúde do Araguaia. Em relação a distribuição geográfica foi possível evidenciar centralização de notificações em um município. A baixa adesão a realização de testes complementares, sugere a necessidade de aprimoramento da autonomia dos municípios, visando o diagnóstico e tratamento assertivos e mitigação dos prejuízos à saúde dos pacientes acometidos.
Palavras-chave: Estratégias de Saúde. Mapeamento Geográfico. Monitoramento Epidemiológico. Notificação de Doenças. Vacinação.
Leptospirose humana: perfil epidemiológico no estado Pará entre 2010 e 2020




RESUMO: Traçar o perfil epidemiológico da leptospirose no estado do Pará entre 2010 a 2020. Métodos: Trata-se de um estudo epidemiológico, retrospectivo, longitudinal, de caráter exploratório e analítico, além de ser quantitativa, com coleta de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) entre os anos de 2010-2020. Resultados: No estado do Pará, de 2010 a 2020 foram confirmados 1373 casos de leptospirose. O maior número absoluto de casos por ano foi em 2019 com 153 (11,14%). O sexo masculino foi o mais acometido com 1037 registros (75,52%). A raça parda lidera com 1102 casos (80,26%). De acordo com a faixa etária, a maior prevalência ocorreu entre 20 e 39 anos com 555 (40,42%). Em relação a distribuição dos casos no estado do Pará por regiões de saúde, a região Metropolitana I foi a que apresentou maior incidência dos casos com 813 registros, correspondendo a 59,21% do total. Conclusão: Nota-se que o perfil epidemiológico dos pacientes mostrou maior incidência nos pacientes de sexo masculino, entre 20 e 39 anos, raça parda e na região Metropolitana I, evidenciou-se também um aumento no número de casos notificados de leptospirose no estado do Pará entre o período de 2010 a 2020.
Palavras-chave: Epidemiologia, Saúde Pública, Leptospirose .
Análise epidemiológica da prevalência da arboviroses na região de saúde do Araguaia, no estado do Pará, entre 2015 e 2023




RESUMO: O texto aborda as arboviroses, como dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela, ressaltando sua disseminação global e os fatores que contribuem para isso. As mudanças climáticas drásticas afetam os vetores, como mosquitos, criando condições ideais para sua reprodução, enquanto a urbanização rápida, associada ao desmatamento e ao acúmulo de água, propicia a proliferação desses vetores. No Brasil, o clima tropical e as vastas áreas de floresta favorecem a existência de vetores, resultando em doenças como dengue, febre chikungunya, zika vírus e febre amarela, com a dengue prevalecendo nas áreas urbanas. O texto destaca um aumento alarmante de casos de dengue em 2023, com um crescimento de 30% em todo o país, especialmente no estado do Pará. Diante disso, o objetivo do trabalho é analisar a prevalência das arboviroses na Região de Saúde do Araguaia, no Estado do Pará, de 2015 a 2023, utilizando dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS).
Palavras-chave: Arboviroses. Prevalência. Vetores.
Fisiopatologia da úlcera marginal após bypass gástrico e o seu tratamento: uma revisão integrativa




RESUMO: Devido à epidemia de obesidade no mundo, o número de cirurgias bariátricas aumentou em uma velocidade exponencial e, associado a este, o aumento na ocorrência de complicações cirúrgicas que acompanham o processo, como a úlcera anastomótica (UA), também chamadas Úlcera Marginal, pós Bypass Gástrico em Y de Roux (BGYR). O objetivo deste estudo é analisar a relação entre o BGYR e a formação de UA bem como discutir seu tratamento. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Foram utilizadas as bases de dados: National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS/MEDLINE). O processo de triagem contou com os seguintes critérios de inclusão: artigos que respondessem à pergunta da pesquisa, na lingua inglesa, portuguesa e espanhola e publicados entre 2017 a 2022. Foram obtidos um total de 12 estudos. Para a discussão, foram divididos quatro eixos temáticos: 1. Fisiopatologia das UA, entendido como um processo de isquemia da mucosa e processo inflamatório associado à liberação de gastrina devido ao estímulo vagal em alguns pacientes. 2. Fatores que influenciam a formação das UA, sendo divididos em cirúrgicos e não cirúrgicos, dentre os não cirúrgicos estão o uso de AINES e a infecção por H. pylori. 3. Quadro clínico e complicações das UA, como a hemorragia, a estenose, a malignidade ou a perfuração. Por fim, o quarto tópico abordou a conduta clínica frente ao quadro de UA, comparando a revisão cirúrgica.
Palavras-chave: Cirurgia Bariátrica. Complicações Pós-Operatórias. Derivação
Gástrica. Úlcera Péptica.
Avaliação do Pré-Natal em uma Unidade de Saúde da Família




Dentre os programas existentes, para o acompanhamento de pré-natal, conhecimentos de suas ações, destaca-se, o Programa Nacional de Melhorias do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica. Este é um estudo de revisão de literatura, cujos objetivo geral: Avaliar o pré-natal em uma Unidade de Saúde da Família segundo o que é preconizado pelo Ministério da Saúde Com o intuito de conhecer os estudos desenvolvidos sobre o tema realizou-se busca nos bancos de dados U. S. National Library of Medicine (NLM) (PubMed), tendo como recorte temporal o período de 2019 a 2023. Os critérios de inclusão foram: artigos completos disponibilizados online na língua inglesa. Para tal utilizou-se os seguintes descritores Pregnancy and Prenatal care and Family Health Strategy. Na associação dos descritores, descritores Pregnancy and Prenatal care obteve-se 12.130 artigos, na associação de Pregnancy and Prenatal care and Family Health Strategy achou-se 195 artigos. Entretanto, poucos falavam da avalição do pré-natal no Brasil, assim foi selecionados 08 artigos associado ao tema. Os resultados dele provenientes trouxe questões que fortalecem e contribuem com a equipe de saúde da USF para melhora do cuidado com a saúde das gestantes e corpo de conhecimento próprio da medicina relacionado à assistência ao pré-natal
Palavras-chave: Pré-Natal, Gestante, Estratégia Saúde da Família.
Principais problemas físicos e sociais causados pela gravidez precoce




A adolescência é o período em que ocorre a transição da infância para a vida adulta. Portanto, é neste período, a busca por uma relação afetiva entre os jovens e a descoberta da sexualidade e de novas sensações corporais, nesse contexto, ocorre o primeiro contato sexual em que os jovens são frequentemente expostos a infecções sexualmente transmissíveis e a gravidez não planejada, sendo esta última um problema de saúde pública, tanto no Brasil quanto no mundo. O presente trabalho tem como objetivo analisar os efeitos da gravidez na saúde de mulheres jovens que engravidam precocemente. Utilizou-se a metodologia da revisão narrativa da literatura, no qual, as bases de dados escolhidas para coleta dos artigos selecionados para a efetivação da revisão de literatura foram a BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e PubMed. A busca inicial constituiu 1.829 estudos, e após leitura minuciosa restaram portanto, 31 artigos, os quais foram incluídos no banco final deste estudo. As mulheres que vivenciam a gravidez na adolescência são afetadas em termos de sua saúde e capacidades parentais, bem como da saúde dos seus filhos. Uma história de gravidez na adolescência tem um impacto negativo ao longo da vida na saúde física materna, além disso, a gravidez precoce está associado a um risco maior de morte, invalidez e doenças infecciosas no início da maternidade. É necessário desenvolver programas de educação em saúde associados a escolas, família e serviços de saúde eficazes, com objetivo de minimizar a gravidez na adolescência.
Palavra-chave: Gravidez precoce. Adolescência. Consequências. Promoção de Saúde.
Abalos psicológicos da equipe de enfermagem durante a pandemia da COVID-19: uma revisão integrativa literatura




O presente artigo objetiva aclarar os agravos de profissionais da área da saúde atuantes em Unidades de Terapia Intensiva durante a pandemia do Covid-19. O estudo foi desenvolvido a partir de artigos publicados entre os anos de 2019 à 2023, por se tratar de um dos grandes marcos históricos: a pandemia. Ela trouxe diversos desajustes aos profissionais; como incertezas, inseguranças, medo de uma síndrome respiratória aguda que ninguém, a princípio, sabia como evitar ou tratar. Esse pavor gerou desgaste na saúde mental dos profissionais, estresse emocional e esgotamento profissional, muitos não podiam voltar para casa, cuidando para que os demais não adoecessem, tendo que decidir qual paciente estava mais agravado para dar espaço ao leito com oxigênio. Esse tema foi analisado e discorrido a fim de demonstrar os grandes impactos causados no psicológico dos profissionais de saúde na linha de frente da SARS CoV-2. As bases de dados que serviram de busca para o desfecho dessa escrita foram SciELO, PubMed, BJHR e BVS, após aplicação dos critérios de eliminação, 10 artigos foram utilizados para o desenvolvimento da revisão integrativa.
Palavras-Chaves: Pandemia, COVID-19, Abalos Psicológicos, Equipe de Enfermagem.
Análise da relação entre o parto normal e a imunidade do recém-nascido e da mãe




Sem dúvidas, as discussões relacionadas aos benefícios do parto normal para a parturiente e para o recém-nascido (RN) tem ganhado relevância nos últimos anos, sobretudo, no que concerne aos pontos positivos que este propicia ao sistema imunológico do RN. Para tanto, surge então a necessidade de se debater a respeito dessa temática. Posto isso, a presente pesquisa apresentou como objetivo geral analisar o que trazem as atuais pesquisas a respeito da relação entre o parto normal e a imunidade tanto do recém-nascido quanto da mãe. Quanto a metodologia, o presente estudo trata-se de uma revisão integrativa de literatura, A busca foi realizada nos seguintes bancos de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Google Acadêmico. Assim, a amostra do presente trabalho engloba 20 artigos com objetivos em comum, tais objetivos constituem-se no intuito de identificar as possíveis contribuições do parto normal para a imunidade do RN e da mãe. Foi possível constatar que, o parto normal se mostrou bastante relevante no que tange a minimizar os riscos e problemas que seriam possíveis de acontecer em uma cesárea, além disso, se mostrou relativamente mais seguro, favorecendo o sistema imunológico, uma vez que quando o feto tem contato direto com as secreções vaginais da parturiente há a produção de importantes células para a imunidade.
Palavras-chave: Parto normal, Gestante, Parturiente, Recém-nascido e Imunidade.
A importância do cuidado de enfermagem na prevenção de lesão por pressão em âmbito hospitalar




Lesão por pressão, também conhecida como úlcera de pressão, é uma ferida que ocorre quando a pressão contínua é exercida sobre uma área específica da pele de um paciente, causando danos aos tecidos moles dos músculos, tendões e ossos. O estudo se objetiva em descrever o cuidado de enfermagem ao paciente que sofre de lesão por pressão no âmbito hospitalar, conforme a literatura. Trata-se de uma análise integrativa de revisão de literaturas disponíveis em plataformas virtuais. De acordo com (Santos et.al, 2020), a incidência de Lesão Por Pressão no mundo é de 14,3% e 18,7%, enquanto no Brasil a ocorrência é de 23,1% a 59,5%. Em um relatório publicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) sobre eventos adversos, destacou-se que a LPP ficou em 1º lugar entre os 10 tipos de problemas notificados com maior relevância no período de julho de 2020 a junho de 2021. Dessa maneira, compreendendo a relevância do tema, justifica-se a revisão narrativa de literatura com o intuito de avaliar a importância do cuidado de enfermagem na manutenção da integridade da pele. Embora seja uma discussão atual, verifica-se que preocupações envolvendo a prevenção de danos ao paciente é documentada desde os primórdios da medicina, por meio de Hipócrates e Florence Nightingale. O papel do enfermeiro na prevenção, avaliação e tratamento do paciente com lesão por pressão é indiscutivelmente importante, pois é ele o responsável pela prescrição e execução dos curativos e, ainda, por coordenar e supervisionar a equipe de enfermagem na prevenção e assistência de lesões por pressão. Ressaltamos também a importância de protocolos e métodos para redução desses eventos adversos, dificuldades que os profissionais enfrentam para com esse cuidado.
Palavras-chave: Lesão por pressão, Cuidados em enfermagem, Posicionamento do paciente.
A adesão de hipertensos ao tratamento farmacológico na atenção primária à saúde: Revisão integrativa da literatura




Introdução: A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença crônica presente em aproximadamente 30 milhões de brasileiros, tornando-se um problema de saúde pública. Objetivo: Avaliar a adesão ao tratamento farmacológico de hipertensão arterial. Método: trata-se de uma revisão integrativa de literatura a qual possui a finalidade de agregar e sintetizar o conhecimento científico já existente sobre o tema e assim incorporando a aplicabilidade de resultados de estudos na prática. Utilizando as bases de dados Scielo, BDENF e LILACS. Resultados: A revisão evidenciou que a adesão ao tratamento farmacológico da hipertensão
arterial é regular. Sendo ela complexa e multifatorial. O desconhecimento da doença, ausência de sintomas, excesso da ingesta de medicações diárias, falta de medicações na rede pública e o esquecimento possuem grande influência, para que o portador tenha dificuldades na adesão ao tratamento. Conclusão: Para que ocorra aumento na adesão e necessário que a população alvo adquira conhecimento sobre suas necessidades e que a equipe possa levar informações aos
usuários assistidos possibilitando assim a eficácia no tratamento e o controle nos níveis pressóricos.
Palavras-chave: Hipertensão, adesão a medicação, Atenção Primária à Saúde; Anti-hipertensivo.
Fatores de risco e principais causas da doença renal crônica: uma revisão integrativa da literatura




A Doença Renal Crônica (DRC) é considerada na atualidade uma doença silenciosa. Por ser uma doença de difícil diagnóstico muitos estão aptos à adquiri-la, principalmente pacientes idosos e que tenham doenças crônicas como a Diabetes Mellitus (DM) e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Para guiar essa presente revisão bibliográfica elaborou se o seguinte questionamento: na literatura analisada, quais as causas e principais fatores desencadeiam a doença renal crônica? E o objetivo foi investigar quais são a s causas e os principais fatores de risco presentes que se tornam fundamentais para saber como prevenir e diagnosticar a doença. Para o alcance do objetivo da pesquisa optou se pelo delineamento de uma pesquisa de revisão bibliográfica narrativa, utilizando se artigos de língua portuguesa, que abrangessem o tema abordado, disponíveis nas bases de dados da íntegra, publicados nos períodos compreendidos entre 2013 a 2023. Observou se que a DM e a HAS são consideradas as doenças mais presentes na DRC, nas quais precisa se de uma atenção maior, pois afetam diretamente no funcionamento dos rins, o que ocasiona futuramente problemas renais de falência que levam a adquirir a doença renal crônica. Também foi possível observar que, o fator de idade e envelhecimento está dentro dos fatores de riscos, pois com o avanço da idade se torna mais suscetível os agravos de doenças já presentes que podem ser prejudiciais. Entre os fatores de risco também se encontram o tabagismo, sedentarismo, estilo de vida ruim e vários medicamentos que são considerados prejudiciais para o funcionamento correto do sistema renal.
Palavras Chaves: Doença Renal Crônica, Principais causas, Fatores de Risco e Enfermagem.
Avaliação dos impactos da pandemia da covid-19 na saúde mental de enfermeiros: uma revisão integrativa




A pandemia da COVID-19, declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2020 como uma emergência de saúde global, afetou a saúde mental dos enfermeiros da linha de frente de combate à infecção. Foi constatado uma quantidade significativa de profissionais da saúde que adoeceram ou morreram em decorrência da doença. Isso levou a desafios psicológicos, como medo de contaminação, esgotamento físico e emocional e dificuldades no exercício da profissão. Este artigo aborda a complexidade e os desafios enfrentados por enfermeiros em seu cotidiano profissional, destacando as adversidades relacionadas à saúde mental. Com base em estudos, enfatiza-se que enfermeiros desempenham papéis de liderança na equipe de saúde, sendo essenciais para a prestação de cuidados aos pacientes. A pandemia introduziu uma série de desafios únicos para esses profissionais. Assim, fica evidente a necessidade de abordagens eficazes para proteger a saúde mental dos enfermeiros, oferecendo suporte psicológico, treinamento adequado. Os objetivos desta pesquisa foram, realizar uma revisão integrativa abrangente e sistemática para avaliar os impactos da pandemia da COVID-19 na saúde mental dos enfermeiros e compreender de forma aprofundada as implicações psicológicas da pandemia sobre esses profissionais. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Este tipo de estudo é um método que adequa a síntese de conhecimento e a anexação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática. A amostra contou com 9 artigos, considerando diversos estudos que abordam o tema, é evidente que a crise de saúde teve repercussões significativas nesse setor crucial.
Palavras-chave: Pandemia COVID-19, Impactos, Saúde mental, Transtornos mentais; Enfermeiros
Atuação da enfermagem na prevenção de infecções de sítio cirúrgico: revisão integrativa da literatura




A infecção do Sítio Cirúrgico (ISC) é uma importante causa de complicação hospitalar, por isso é considerada uma das principais preocupações durante a assistência à saúde. Este estudo, teve como objetivo analisar atuação do profissional da enfermagem na prevenção de infecções de sítio cirúrgico (ISC). Trata-se de uma revisão integrativa de literatura onde foi realizado um levantamento bibliográfico no qual após a análise por título e resumo condizentes com o objetivo do estudo, foram selecionados 12 artigos na íntegra. Os resultados elencam como ações de enfermagem que corroboram para prevenção de ISC, a precaução padrão; higienização das mãos; instrumentos que avaliam fatores de risco; manejo correto da ferida operatória; orientação ao paciente e familiares e vigilância pós alta. Diante disso, salienta-se a necessidade de discussões a respeito da temática para sensibilizar os profissionais de enfermagem sobre o planejamento de medidas preventivas e assim, estimular práticas que reduza a incidência de infecções e suas consequências.
Palavras-chave: Infecções da ferida cirúrgica, Controle de infecções, Assistência de enfermagem.
Perfil epidemiológico da malária no Sudeste do Pará




malária é uma doença infectocontagiosa, que é transmitida pela fêmea do mosquito Anopheles, e é causada por protozoários do gênero Plasmodium. Existem seis entre as 120 espécies do gênero que causam infecção em um hospedeiro humano vulnerável. O objetivo de estudo é caracterizar o perfil epidemiológico da malária no sudeste do Pará entre 2010 a 2020. Trata-se de um estudo analítico, transversal, observacional e retrospectivo, de perspectiva quantitativa, com coleta de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde no período entre 2010-2020. Entre os anos de 2010 a 2020 foram confirmados 72 casos de malária no estado do Pará. O maior número absoluto de casos por ano foi em 2010 com 16 (22,22%). A região do Tapajós foi a que apresentou maior incidência dos casos com 33 (45,83%) registros. No sudeste paraense, o município de Ourilândia do Norte liderou com 378 (50,67%) internações. O sexo masculino liderou com 55 registros (76,38%). A raça parda foi a mais acometida com 39 (54,16%) casos. Entre as faixas etárias, a maior prevalência ocorreu entre 20 e 39 anos com 37 (51,38%). Infere-se que a malária no sudeste do Pará apresentou uma redução no número dos casos notificados entre os anos de 2010-2020. O perfil epidemiológico desses pacientes mostrou maior acometimento do sexo masculino, raça parda e maior incidência no município de Ourilândia do Norte.
Palavras-chave: Epidemiologia, Saúde Pública, Malária e Pará.
Análise da correlação entre obesidade, alterações oro-naso-sensoriais, processo inflamatório e a covid-19: uma revisão narrativa




Introdução: A síndrome inflamatória aguda ocasionada pela COVID-19 amplifica o processo inflamatório crônico provocado pela obesidade, levando a uma cascata inflamatória ainda mais grave, exacerbando a destruição celular dos diferentes tecidos afetados pela doença, incluindo os tecidos olfativo e gustativo. Objetivos: elucidar e resumir a correlação entre a obesidade, as alterações oro-naso-sensoriais, o processo inflamatório e a COVID-19. Metodologia: Trata-se de uma revisão narrativa, que utilizou as bases de dados PubMed, Research Gate e Google Acadêmico. Resultados e discussão: Como consequência direta e indireta da infecção das células caliciformes secretoras da mucosa nasal e células epiteliais da língua, dois dos sintomas mais marcantes são os comprometimentos oro-naso-sensoriais, que em seu estágio mais avançado podem levar a uma ageusia e/ou uma anosmia, que podem durar apenas a fase ativa da COVID-19 ou perdurar muito após a resolução da doença. Quanto a anosmia e sua relação com a inflamação e a obesidade, uma conexão recente foi descoberta entre a apoptose e a inflamação da mucosa olfatória, onde um aumento significante na atividade da caspase-3 é associada uma perda marcante dos neurônios olfativos e suas projeções axoniais paralelo a uma expressão aumentada da Iba-1, sugerindo um aumento nas células pró-inflamatórias. Conclusão: Tanto a obesidade quanto a infecção pelo SARS-CoV-2 levam o corpo a um estado inflamatório por vezes agudo, por vezes crônico, mas em ambos, descontrolado. Esse estado inflamatório na maioria das vezes acaba por afetar o epitélio olfatório e gustativo, causando um prejuízo de função importante e, algumas vezes, até mesmo irreversível.
Palavras-chave: COVID-19, Obesidade e Otorrinolaringologia.
Perfil epidemiológico e demográfico dos pacientes infectados pela doença de chagas no estado do Pará, no período de 2015 a 2020




A Tripanossomíase Americana é uma doença causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Sua principal forma de transmissão se dá por meio do inseto gênero triatoma conhecido como barbeiro. O estudo dessa enfermidade é de grande importância pois, de acordo com a organização Pan-Americana de saúde, estima-se que 75 milhões de pessoas estão sob risco de contaminação. A doença apresenta-se em duas etapas clínicas, a fase aguda e a crônica. Seu diagnóstico se faz presente por diversos parâmetros, dentre eles o perfil epidemiológico e geográfico da doença, manifestações clínicas, métodos laboratoriais parasitológico, sorológico e molecular. O seu tratamento se baseia em medicamentos que tem como finalidade diminuir a parasitemia bem como a desativação da doença e dessa forma melhorar os sintomas e sinais clínicos da doença. O estudo objetiva identificar o perfil epidemiológico e demográfico dos pacientes infectados pela Doença de Chagas no estado do Pará e relacionar os resultados com as demais regiões do Brasil. Portanto, trata-se de um estudo epidemiológico e quantitativo, de caráter observacional e analítico, do tipo ecológico, com levantamento de dados do período de 2015 a 2020, fornecidos pela plataforma Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Diante dos dados coletados, foram consideradas as seguintes variáveis: Brasil por UF de notificação, região de saúde (CIR) de notificação, sexo, faixa etária, raça, critério confirmatório e evolução, com o uso das ferramentas Microsoft Excel e TabWin para estratificação de resultados quantitativos. Dessa forma, revelou-se predominância na região Norte (94,87%), mais precisamente no estado do Pará (80,69%), em indivíduos masculinos (55,32%), raça/cor parda (85,66%), na faixa etária de 20 a 59 anos (59,39%). Portanto, os dados obtidos através do presente estudo permitem observar a incidência expressiva da doença na região Norte, mais precisamente no Pará, fato relacionado à intensa exploração agropecuária local.
PALAVRAS-CHAVE: Doença de Chagas, Doenças Infecto parasitárias, Perfil Epidemiológico, Protozooses e Tripanossomíase Americana.
Avaliação da percepção da saúde mental dos profissionais em unidade de terapia intensiva no enfretamento da COVID-19 no período de 2020 a 2022




Objetivos: Avaliar a percepção dos profissionais de saúde em UTI no enfretamento da COVID 19 sobre a saúde mental . Metodologia : Trata se de uma revisão narrativa da literatura , cujos descritores utilizados foram COVID 19 , profissionais da saúde, unidade de terapia intensiva e saúde mental, suas combinações e variantes em inglês. As bases d e dados escolhidas foram National Library of Medicine (PubMed), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Liter atura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) LILACS), além do Google Acadêmico como base complementar. Foram selecionados artigos completos disponibilizados online, na língua inglesa ou portuguesa, publicados entre 2020 e 2022 e que respondesse m à pergunta norteadora do estudo . Resultados e Discussão : Ansiedade, irritabilidade, insônia, medo e angústia foram os sinais e sintomas mais observados durante a pandemia, estando provavelmente relacionados à carga de trabalho extremamente alta e à falta de equipamentos de proteção individual. O perfil dos profissionais com sintomas compatíveis com um possível diagnóstico de transtorno de ansiedade generalizada (TAG) são os mais jovens, com menos experiência profissional, que trabalham menos horas, que têm empregos temporários, que trabalham em rodízio e que precisam cuidar mais de 20 pacientes com COVID 19 . Conclusão : a pandemia de COVID 19 trouxe repercussões negativas na saúde mental dos profissionais de saúde que trabalham na UTI A sobrecarga de serviço, associada a fragilidade emocional ao lidar com os pacientes internados e seus familiares, fez com que os profissionais de saúde desenvolvessem (ou agravassem) problemas psicológicos e/ou psiquiátricos.
Palavras-chave: Unidade de terapia intensiva , Saúde mental e COVID 19
Análise do uso da caneta injetora de insulina por pessoas com diabetes mellitus: uma revisão integrativa




As canetas injetoras representam um grande avanço nas formas de aplicação de insulina, otimizando o tratamento do DM. A grande maioria dos pacientes prefere as canetas injetoras como meio de aplicação de insulina devido à sua maior facilidade de uso, confiança na precisão da dosagem e menor dor de injeção. Este estudo tem como objetivo principal analisar a preferência quanto ao uso de canetas injetoras por pacientes com DM. Trata-se de uma revisão integrativa, cujos dados foram coletados no período de 27 de fevereiro a 04 de março de 2022 e foram utilizadas as bases de dados PUBMED, SciELO e LILACS. Foram realizadas as seguintes estratégias de busca: “caneta injetora” AND “diabetes”; “injection pen” AND “diabetes”; “caneta injetora” AND “insulina” e “injection pen” AND “insulin”. Os pacientes com DM escolhem os dispositivos injetáveis de insulina de acordo com a confiança na administração da dose correta, facilidade de selecionar a dose correta, facilidade geral de uso do dispositivo de injeção, frequência de injeções e facilidade de transporte do dispositivo quando for necessário injetar fora de casa. Dispositivos de fácil manuseio e que induzam um sentimento de confiança sobre uma injeção precisa e confiável possuem uma taxa de aceitação mais alta. Conclui-se que a existência de modelos variados de canetas injetoras permite que o usuário seja capaz de escolher o dispositivo que melhor lhe atende, levando em consideração suas características físicas, financeiras e sociais.
PALAVRAS-CHAVE: Diabetes mellitus, Autocuidado e Insulina.
A epidemiologia do câncer de mama no estado do Pará de 2015 a 2020




Introdução: O câncer de mama é a neoplasia que mais acomete mulheres no Brasil. Cerca de 66.280 casos novos foram estimados no Brasil em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. A recomendação do Ministério da Saúde, como da Organização Mundial da Saúde é o rastreio através da mamografia em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos. Objetivo: objetivo traçar o perfil epidemiológico das pacientes com neoplasia maligna de mama, diagnosticados no estado de Pará, entre 2015 e 2020. Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico analítico longitudinal, retrospectivo e quantitativo utilizando os dados disponibilizados pelo Departamento de Informação e Informática do SUS (DATASUS), sobre a detecção do câncer de mama no período de janeiro de 2015 a dezembro de 2020. Resultados e Discussão: É constatado um aumento significativo da realização de mamografias no estado do Pará de 78,12% nos anos de 2016 para 2015, 59,93% dos anos de 2016 para 2017, 16,98% de 2017 para 2018, 9,83% de 2018 para 2019 e de 2019 para 2020 houve uma diminuição de 5,10% no número de mamografias realizadas. Conclusão: Logo, o conhecimento sobre os fatores de risco, prevenção, rastreamento e detecção precoce é fundamental para diminuir a incidência do câncer de mama no Pará e no Brasil.
Palavras-chave: Neoplasia da mama , Epidemiologia e Mamografia.
Análise da influência da COVID- 19 em partos prematuros: revisão integrativa




Em 11 de fevereiro de 2020 a Organização Mundial de Saúde (OMS) denominou uma nova doença, Coronavírus 19 (COVID-19) e sendo declarada a pandemia em março de 2020. A COVID-19 é causada por Coronavírus 2 de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS- CoV-2). Gestantes foram suscetíveis a desenvolver um quadro clínico mais grave. A COVID-19 se relaciona a desfechos maternos e fetais adversos, incluindo admissão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), cesariana, sofrimento fetal e parto prematuro. Esta revisão integrativa teve como objetivo identificar os fatores que contribuem para que gestantes com COVID-19 evoluam para parto prematuro. Foram seguidos os critérios propostos pelo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), a partir de publicações cientificas encontradas nas bases de dados Science Direct, PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS/MEDLINE), direcionada com o auxílio dos descritores “preterm birth”, “premature birth labor”, “pregnancy” e “coronavirus infection”, verificados no Descritores em Ciências da Saúde. Foram eleitos os seguintes critérios de inclusão: responder a pergunta principal, artigos publicados entre os anos de 2019 e 2021 e nos idiomas inglês e português. Como resultados o estudo contou com uma amostra de 10 artigos que preencheram os critérios de inclusão, sendo que os estudos deveriam apresentar fatores de risco que influenciassem a progressão do parto prematuro em gestantes infectadas por COVID-19. Conclui-se, portanto, que um conjunto de fatores podem desencadear o parto prematuro, como a infecção por SARS-CoV-2 no terceiro trimestre da gestação, comorbidades, a coinfecção bacteriana, hipoxemia placentária, coagulopatias, transtornos mentais e iatrogênia. No entanto, é necessário estudos com uma população maior para homogeneizar os resultados.
Palavras-chave: Contágio do coronavírus, Gravidez, Nascimento prematuro e Parto prematuro.
Impacto da COVID-19 no desenvolvimento de depressão em gestantes e puérperas: uma revisão integrativa




A pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 teve início em dezembro de 2019, e foi uma das maiores crises de saúde pública ocorrida nos últimos anos. Sabe-se que a disseminação da doença não prejudicou apenas os pacientes contaminados, como também atingiu, indiretamente, milhões de outros indivíduos ao redor do mundo. A consequência da precariedade no atendimento de gestantes e puérperas, por exemplo, resultou em inúmeras complicações orgânicas e psicológicas. Ao intensificar agentes estressores e impor o afastamento entre a parturiente e sua rede de apoio, a pandemia tornou o ciclo gravídico-puerperal um momento ainda mais complexo e solitário, causando, dessa forma, um aumento drástico nos índices de depressão gestacional e pós-parto. Apesar da importância desse acometimento, a quantidade de estudos dedicados a compreender tal relação de causalidade permanece escassa, haja vista que a situação caótica proporcionada pelo vírus iniciou o quadro de melhora recentemente. Logo, esta pesquisa pretendeu demonstrar o impacto deletério da COVID-19 na saúde mental de gestantes e parturientes. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura, com caráter descritivo e qualitativo, a partir da análise de dezenove artigos científicos disponíveis nas diversas bases de dados em saúde. O estudo minucioso da bibliografia permitiu concluir a irrefutável maleficência da pandemia no ciclo gravídico-puerperal, para o qual recomenta-se, a ampliação dos cuidados de saúde mental, tanto em serviços públicos quanto nos privados. Ademais, é imprescindível a realização de mais estudos na área, para solidificar os achados e conclusões científicas, contribuindo para melhora do bem-estar geral dessas pacientes.
Palavras-chave: Saúde mental, Depressão pós parto e SARS CoV 2
Efeitos adversos de longo prazo ao uso de benzodiazepínicos




Os Benzodiazepínicos (BZD) são fármacos cujas principais indicações clínicas estão associadas à ansiedade, insônia, relaxamento muscular, alívio da espasticidade causada por patologia do sistema nervoso central e epilepsia. O uso de benzodiazepínicos no Brasil atinge taxas de 9,8% para o uso prolongado e 6,1% para o uso em 12 meses, sendo as mulheres entre 40 e 59 anos a população com maiores taxas de consumo desta medicação. Os principais efeitos adversos relacionados ao uso prolongado dos BZD são a perda da memória, declínio da função cognitiva, desequilíbrio e redução da capacidade de julgamento. Trata-se de uma revisão integrativa realizada a partir de buscas nas bases de dados da SCIELO, PUBMED e BVS, contando os critérios de inclusão: artigos publicados nos últimos 5 anos, texto completo gratuito, responder à questão norteadora e estar escrito em inglês, português ou espanhol. Para a revisão foram selecionados 10 artigos analisados conforme o padrão dos efeitos adversos mais comuns que são: o comportamento suicida e autolesivo, o delirium, overdoses, íleo paralítico, miopatias, elevação dos triglicerídeos e sinais e sintomas oculares. O perfil dos pacientes em uso prolongado de BZD são mulheres, com baixa escolaridade e maiores comprometimentos clínicos. Além disso, foi relatada uma associação entre o uso crônico de BZD e atrofia hipocampal, representando o padrão da doença de Alzheimer, no entanto, não se pode afirmar uma relação direta. Visto que há suspeita de neurodegeneração associada ao uso de BZD, faz-se necessário dar seguimento com novos estudos, a fim de gerar melhor qualidade de vida, garantindo uma assistência integral em saúde e realizando a prevenção dos agravos relacionados ao uso prolongado dessa medicação.
Palavras-chave: Benzodiazepínicos, Déficits cognitivos, Doença de Alzheimer.
Manifestações oculares tardias da toxoplasmose sistêmica adquirida- uma revisão integrativa de literatura




A toxoplasmose é uma doença de origem infecciosa causada pelo protozoário Toxoplasma gondii e é responsável por diversas manifestações sistêmicas, seguindo um quadro clínico leve a grave de febre, dores musculares, linfonodomegalia, comprometimento neural e lesões oculares. A toxoplasmose ocular é responsável por gerar um comprometimento da mácula, do nervo óptico, da úvea posterior, gerando a uveíte posterior, e, principalmente, retinocoroidite. O toxoplasma é responsável por 50% dos casos de uveítes no Brasil. Portanto, este artigo tem como objetivo revisar a literatura acerca das principais manifestações oculares da toxoplasmose sistêmica, focando em prevalência, incidência, sinais e sintomas e principais métodos de abordagem. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura e para a realização das pesquisas foram utilizadas as seguintes bases de dados: PUBMED, SCIELO e BVS. O processo de triagem contou com os seguintes critérios de inclusão: artigos que respondessem à questão norteadora, em inglês, português ou espanhol, e entre 2017 a 2021. Após as pesquisas, foram obtidos um total de 12 artigos para revisão. O Toxoplasma gondii é responsável pelo processo inflamatório granulomatoso secundário na coroide e, após a fase aguda, pode-se apresentar como uma cicatriz coriorretiniana com centro branco e bordas pigmentadas como complicação, sendo as principais manifestações oculares: retinocoroidite, papilite, neurorretinite e a esclerite. Como consequência desse trofismo ocular, o toxoplasma pode gerar redução da acuidade visual, em sua maioria menor ou igual a 20/200, evolução para perda visual parcial ou cegueira, presença de moscas volantes, pressão intraocular aumentada, fotofobia, hiperemia, simulando uma conjuntivite e turvação visual. A principal população acometida é a de baixo desenvolvimento socioeconômico e baixa escolaridade estando associados a um risco de maior exposição ao agente etiológico. Portanto, o presente estudo reafirma a necessidade de dar seguimento com novos estudos, a fim de prevenir os agravos e promover a saúde com base na endemicidade de cada região do país, promovendo uma assistência integral à saúde e gerando qualidade de vida para esses pacientes.
Palavras-chave: Toxoplasma gondii, Toxoplasmose ocular, Coriorretinite e Uveíte posterior.
O avanço tecnológico no tratamento de queimaduras e recuperação do paciente




As queimaduras são lesões teciduais produzidas por uma agressão traumática decorrente de meios térmicos, químicos, radioativos e elétricos, sendo a mais comum estre estas a lesão térmica. Portanto, o comprometimento e a profundidade da queimadura influenciam diretamente na gravidade da lesão O presente estudo trata-se de uma revisão de literatura integrativa com abordagem qualitativa. A onde pretende-se responder alguns questionamentos relacionados ao trabalho da enfermagem no tratamento de feridas através de uma abordagem bibliográfica. Nesta pesquisa, abordou-se a influência do avanço tecnológico no tratamento de feridas e recuperação do paciente a partir da perspectiva da enfermagem por meio de trabalhos já publicados na literatura. Como fontes de pesquisa primária as plataformas da Capes/cnpq e Google Acadêmico. A partir dessas duas fontes, os artigos encontrados foram direcionados pelas mesmas e chegando até a fonte final do artigo. Foram escolhidos cinco artigos da PUBMED; dois da OJS/PKP Platform Workflow (redirecionados pelo google acadêmico); um artigo na BVS – Biblioteca Virtual de Saúde; um artigo indexado ao BMC – Biomed Central (indexada a Nature Science); dois artigos de plataformas indexadas diretamente ao Google Acadêmico. Observou-se que as pomadas ainda continuam sendo materiais de fácil acesso a comunidade, principalmente em unidades de saúde que não possuem de um acesso a recursos tecnológicos. Leva-se em consideração ainda a quantidade de informações técnico científicas a respeito desta tecnologia, bem como a possibilidade de associar o tratamento com algum outro tipo de medicamento de origem não farmacológica. As tecnologias de enxerto além de ser um procedimento complexo, existe um preconceito (de antecipado e prematuro) a respeito desta tecnologia. As tecnologias a lazer, existem ótimas expectativas em relação a esta tecnologia, no entanto trata-se de uma tecnologia de mais difícil acesso ainda.
Determinantes do estilo de vida associados a multimorbidades em universitários de uma instituição privada da região Sudeste do Pará




Resumo: Objetivo: Avaliar o estilo de vida de estudantes universitários de uma instituição privada, identificando os principais fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento de multimorbidades. Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo e qualitativo, observacional, analítico e de coorte transversal. A população de estudo foi composta por 116 estudantes universitários cursando a partir do terceiro semestre de graduação. Qual utilizou-se um questionário on-line, composto por 34 questões, para levantamento dos dados. Resultados: Na análise houve associação estatisticamente significativa com relação ao sexo feminino 94 (81%),raça étnica parda 63 (54%), o estado de saúde regular 50 (43%), a prática de atividade física foi de 1 a 2 vezes por semana 36 (31%), e 33 (28%) de quem não pratica nenhuma atividade física, 112 (97%) consomem macarrão, chocolate e chocolate ao leite, 76 (65,5%) dos participantes acrescentam açúcar nas bebidas. 66 (57%) consome bebida alcoólica.
Perfil dos óbitos de infecção da Covid-19 nas regionais de saúde no estado do Pará




Fundamentação: A Covid-19 é uma doença viral que atingiu o mundo inteiro e se tornou uma preocupação para a saúde da população, devido os altos índices de mortes. Em um ano de pandemia o Pará se tornou o 12º estado no ranking de óbitos do Brasil. Objetivo: analisar o perfil dos óbitos por Covid-19 nas regionais de saúde do estado do Pará. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, retrospectiva com abordagem quantitativa, cujo os dados foram coletados da plataforma digital da SESPA. A população do estudo foram todos os óbitos confirmados da Covid-19 e que estejam registrados nas regionais de saúde do estado do Pará. Resultados: Foram registrados no estado do Pará 14.864 óbitos pela Covid-19, sendo das 13 Regionais de saúde, a que teve maior número de óbitos foi a Metropolitana I. No geral, a faixa etária mais acometida foi entre 60 a 80 anos ou mais, sendo o sexo masculino o que teve maior índice de morte com 59,14%. As analises estatísticas do trabalho mostraram-se com p ≤ 0,05 assim, sendo considerados estatisticamente significativos. Conclusão: Observou-se que a regional da capital do estado, foi a que mais apresentou óbitos no período de 1 ano, e os homens foram os que mais morreram pela Covid-19 no período estudado.
Os desafios enfrentados pelos profissionais da enfermagem frente à Covid-19




O objetivo desse trabalho foi identificar os desafios enfrentados pelos profissionais da enfermagem durante a pandemia da COVID-19 realizado através de um estudo de revisão integrativa com abordagem qualitativa, realizou-se a revisão da literatura de artigos publicados nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Biblioteca virtual em saúde (BVS), National Library of medicine National institutis of Health (PUBMED), Literatura Latino americana do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), o processo de seleção e triagem dos estudos foi efetuado por meio da leitura minuciosa de títulos e resumos, seguindo os critérios de seleção previamente estabelecidos que foram: artigos de acesso online aberto, no idioma de linguagem portuguesa e que contemplaram os profissionais da saúde que atuaram na linha de frente a COVID-19, com ênfase na equipe de enfermagem. Para a pesquisa inicial foi utilizado 42 artigos, após a leitura na integra, foram excluídos 33 artigo, restando 9 artigos de acordo com a relevância para a revisão integrativa. A partir dos artigos analisados e selecionados, os autores elaboraram um quadro que contemplam informações dos artigos estudados como: título, autores, ano de publicação, população e os resultados apresentados. Conclui-se que a equipe de multiprofissionais que compõem o sistema de saúde, sobretudo a enfermagem, vivenciaram um momento desafiador com o surgimento da COVID-19, tais desafios ocasionou vários problemas a esses trabalhadores, entre eles o mais citado os transtornos psicológicos.
Perfil epidemiológico de pacientes atendidos no ambulatório de nefrologia de um Hospital de referência do Sudeste do Pará




A Doença Renal Crônica (DRC) constitui atualmente um importante problema de saúde pública no Brasil, agravando-se ainda mais devido a um tratamento ineficiente e diagnóstico tardio. O objetivo da pesquisa foi analisar as características demográficas e clínicas dos
pacientes atendidos no Ambulatório de Nefrologia de um Hospital de média e alta complexidade. O tipo de estudo é de caráter quantitativo descritivo transversal, foi realizado por meio de um levantamento de dados feito com 187 prontuários atendidos no mês de maio a julho de 2021, destes prontuários levantados evidenciou-se 6 patologias, sendo elas a Insuficiência Renal Crônica, Glomerulonefrite, Cálculo Renal, Insuficiência Renal Aguda, Infecção do Trato Urinário e outros, além disso 32% dos pacientes são diabéticos, principal causa da DRC. Em relação ao gênero evidenciou-se que, 57% são homens e 43% mulheres, sendo a faixa etária de maior prevalência a do grupo de 51 a 60 anos com 23,5% e a mínima a do grupo de 12 a 20 anos 4,8% dos pacientes. Através do presente trabalho foi considerado que as doenças associadas contribuem para o avanço da doença renal, contudo devem ser tratadas precocemente, desenvolvendo e promovendo ações para seu devido enfrentamento e assim obter uma qualidade de vida melhor.
Internações por condições sensíveis à atenção primária no 12º Centro Regional de saúde do estado do Pará de 2008 A 2019




Resumo: As ICSAP retratam condições de saúde que podem evitar a hospitalização desnecessária efetuada através de ações da APS, essas internações vêm sendo usadas como indicador indireto de desempenho da APS. Mediante isso esse estudo tem como objetivo analisar as internações por ICSAP no 12º Centro Regional de Saúde do Estado do Pará, no período de 2008 a 2019. Métodos: Estudo do tipo epidemiológico, exploratório e observacional, com abordagem quantitativa. Resultados e discussão: Entre o período de 2008 a 2019 foram registradas 146.897 internações por ICSAP. Através do cálculo estatístico de correlação foi possível identificar a relação entre as variáveis onde os resultados que o aumento da cobertura pela ESF, não causou forte impacto na redução das ICSAP. Conclusão: A redução das ICSAP na região de saúde do Araguaia demonstrou que o aumento da cobertura da ESF não influenciou significativamente a diminuição de ICSAP e por ser um indicador de desempenho indireto não é indicado que seja usada como única ferramenta para avaliação de qualidade APS, no entanto, permite mapear um perfil epidemiológico, possibilitando assim, reconhecer a realidade de saúde de uma determinada região.
Impacto da inflação no poder de compra e a desvalorização da moeda




A inflação é caracterizada como aumento contínuo dos preços, provocada pela perda do poder de compra e a desvalorização da moeda. Partindo para uma esfera econômica quanto a situação financeira de um país, a liquidez de uma moeda está atrelada a política monetária adotada pelo governo vigente. Em conformidade com esses argumentos, esse trabalho teve como objetivo estudar a variação e as trocas de moeda no decorrer dos anos e a relevância do índice IPCA no orçamento das famílias. A pesquisa teve como base um levantamento bibliográfico com o apoio de artigos, livros e periódicos que já se delimitaram ao estudo desta problemática. Foi utilizado dados do IPCA, que é considerado o índice oficial da inflação do Brasil, medido e divulgado pelo IBGE. A pesquisa contém imagens, representadas através de tabelas demonstrando a trajetória e a evolução da moeda no Brasil. A inflação é definida como a elevação de preço dos itens básicos de consumo, por ser um que mede os preços de forma geral, a alta isolada de um determinado produto, bem ou serviço não pode ser considerada como inflação. Moeda brasileira ao longo dos anos passou por diversas alterações que afetaram a liquidez da economia e o poder aquisitivo dos consumidores. Esta pesquisa apresenta a problemática de como a moeda brasileira passou por mudanças ao longo, por causa dos índices inflacionários altos. Esse estudo se justifica na relevância do tema para a sociedade de forma geral, e não somente para profissionais da administração, contabilidade e economia. Através da análise e mensuração dos dados, obteve-se como resultado de que o poder de compra da população está concentrado em grande parte na aquisição de produtos e serviços básicos que compõe a cesta básica do IPCA. Por outro lado, quanto aos planos econômicos adotados no brasil, todos eles tiveram em comum objetivo de estabilizar a economia, contendo a alta desenfreada nos preços.
Elaboração e emissão de DECOREs: um estudo sobre os riscos de penalização pelo não cumprimento das normas




A Declaração de Percepção de Rendimentos (DECORE), é uma declaração que tem o propósito de comprovar a renda de pessoas físicas, costuma ser exigida quando é solicitada a obtenção de crédito em instituições financeiras. É um documento que apenas o contador ou contabilista pode emitir e a responsabilidade sobre ela fica inteiramente atrelada ao profissional, se esse não seguir todas as normas e legislação vigente poderá sofrer penalidades assim que constatada a infração. O presente estudo teve como objetivo verificar se os escritórios ou profissionais estão seguindo todos os procedimentos na emissão do documento e quais as consequências para os profissionais que não seguirem as normas. Os resultados do estudo apontaram que o conhecimento dos profissionais sobre as normas e legislação é satisfatório, porém demonstra que não foi totalmente compreendida e por esse fato constatado uma parcela razoável prefere não se arriscar emitindo a declaração buscando evitar possíveis penalidades.
Auditoria nas organizações: uma visão literária sobre a importância da auditoria interna e externa




Auditoria de forma geral e ampla é um método que visa avaliar o desempenho geral de uma organização, que leva, de modo inevitável, à apresentação de recomendações de como anda o funcionamento da empresa. Esse estudo tem como objetivo evidenciar a importância da auditoria na gestão de uma empresa e explanar sobre a necessidade do auditor externo e interno. Foi realizada uma análise bibliográfica de método qualitativo com os termos aplicados ao conceito da auditoria em uma organização e explaná-los. A Auditoria é um método no qual cumpre prever sua durabilidade no mercado, de maneira que sua funcionalidade ao controle interno determine caminhos e processos para alcançar aos objetivos desejados pela organização. A problemática se deu ao avaliar situações que as empresas enfrentam ou enfrentaram por não realizarem uma auditoria antes de mudar suas diretrizes. Como justificativa o estudo aborda a importância do profissional de contábeis terem o conhecimento sobre a auditoria interna e externa nas empresas. Como resultado constatou-se a importância de ter um auditor, seja ele interno ou externo, no qual esteja sempre atualizando seus conhecimentos com as mudanças de protocolos e leis que estão em constantes desenvolvimentos, que busca sanar as necessidades da gestão. Portanto, o presente estudo, consiste em uma afirmação que realmente é de grande importância que qualquer instituição empresarial faça auditorias sempre que achar que é imprescindível. Foram levantadas inúmeras informações das quais se esperam que sirvam para futuros estudos que abordem a mesma temática, considerando os pontos favoráveis para uma organização à aplicabilidade de uma auditoria.
Análise reflexiva sobre a aplicação dos recursos do FUNDEB na rede pública do município de Redenção-PA




Este artigo trouxe informações sobre o início do FUNDEF, a transição para o FUNDEB e o início do novo FUNDEB em 2021. Mostrou as principais características da nova sistemática de financiamento da educação e detalha a composição do fundo. Diante dessa ótica, o objetivo desta pesquisa foi de analisar a evolução dos repasses dos recursos financeiros do FUNDEB, avaliando as aplicações dos fundos na valorização do magistério, arrecadação, despesas, e a evolução dos alunos matriculados nos anos 2017 a 2021 na educação infantil e fundamental da rede pública do município de Redenção/PA. O artigo tratou de uma proposta de pesquisa em caráter descritivo, bibliográfico, quanti-qualitativo, embasados em levantamentos de dados junto aos portais federais, pesquisas de artigos da internet, legislação educacional e manual de orientação sobre o uso dos recursos do FUNDEB. A pesquisa contém imagens que apresentou informações de fluxograma atualizado dos processos do Novo FUNDEB e tabela mensuração dos dados e informações coletadas. O Novo FUNDEB veio para normatizar, norteador, e guiar gestores públicos de todo o país quanto à aplicação dos recursos públicos por meio do fundo, apresentando sua estrutura, governança e metas. No entanto a pesquisa mostrou a importância do FUNDEB na educação e na valorização dos magistrados. Esta pesquisa apresentou a problemática de como o FUNDEB passou por mudanças ao longo dos tempos, e por causa da eficiência na redução das desigualdades educacionais e papel dos entes federados no financiamento da educação básica. No entanto justificou o quando é um tema de relevância para a sociedade de forma geral, e não somente para profissionais da educação. O estudo em questão procurou demonstrar a seriedade da aplicação do FUNDEB na rede municipal tanto nos ensinos, estruturas e quanto na valorização de todos os magistrados. Um fator bastante relevante foi que a pesquisa trouxe a luz do conhecimento, que a gestão municipal vem cumprindo com as normas legislativas e, com isso, aplicando de forma adequada o Recurso Federal na Educação da comunidade de e Redenção/PA.
Uma análise explanatória acerca da integração do REDESIM e REGIN para a classe contábil na cidade de Redenção - Pará




O Brasil é de longe conhecido como o país da burocracia, especificamente na dificuldade no processo de legalização das empresas. Nesse sentido, houve a modificação da Lei 11.598 de 3 dezembro de 2007, que é uma Rede de simplificação e integração do processo de registro e legalização de empresários (REDESIM) e o Sistema de Registro Integrado (REGIN). Além disso, está em vigor essa nova modalidade em todo o país, por isso, fez-se necessário aqui um estudo para averiguar a implantação para a redução do excesso de processos burocráticos no registro de empresas na utilização das tecnologias. Diante disso, utilizou-se o método bibliográfico, com abordagem quantitativa e qualitativa, em que a coleta de dados continha 10 questões fechadas. Foram entrevistados 21 profissionais da área contábil no município de Redenção-PA. Os resultados atingidos mostraram que a Rede de simplificação é uma forma mais rápida e prática para que as obrigações sejam cumpridas; entretanto, nota-se que o sistema precisa ser aprimorado e também a necessidade do aperfeiçoamento dos profissionais contábeis frente às novas tecnologias.
Acompanhamento biométrico ade tilápia do nilo (Oreochromis niloticus) em sistema de recirculação de água em diferentes adensamentos




O objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil biométrico em diferentes densidades de estocagem de tilápia-do-nilo durante seis meses de produção em sistema de recirculação de água, buscando o tratamento que melhor responderá aos paramentos biométricos. Estudo foi conduzido em uma propriedade comercial localizada na região de Redenção no estado do Pará, por meio de um sistema de produção super intensivo, com três tratamentos, densidades de 1-A (50 un/m 3 ); 2-B (75 un/m 3 ) e 3-C (100 um/m3), em ciclo de criação de seis meses. Ao final de seis meses de cultivo, verificou-se que na qualidade médias de condições dos parâmetros físico e químico da qualidade da água como Temperatura (°C), pH (Potencial Hidrogenionico), Oxigênio Dissolvido (OD) (mg/L), Amônia (N-NH3) (mg/L) e Nitrito (mg/L) onde se mantiveram nos padrões adequados para piscicultura, onde que, a densidade de estocagem com melhor ganho de peso foi o tratamento 2 (75 un/m3 ) com um ganho superior de 18,61 gramas em média aos demais tratamentos.
Manejo, adubação e seus efeitos nas características produtivas de pastagem mista: degradação




O presente trabalho objetivou avaliar a influência do manejo, adubação e seus efeitos nas características morfológicas de uma pastagem mista de capim Panicum Maximum cv. Mombaça e Brachiaria brizantha cv. Marandu em degradação. O experimento foi conduzido durante 1 ano e 3 meses, entre período de fevereiro de 2020 a abril de 2021. Foram feitas as análises de solos para cada área experimental e as devidas correções de adubação. Os tratamentos constaram em duas doses de nitrogênio sendo tratamento 1: 175 e o tratamento 2: 50 kg de nitrogênio por hectare. Foram analisadas a composição morfológica para determinação da produção de folha, colmo, material morto e total de matéria seca por hectare e relação folha:colmo. O tratamento 1 proporcionou aumento da produção de matéria seca por hectare (kgMS.ha-1) quando comparado ao tratamento 2. No ano 2021 houve um aumento de 207% na produção de matéria seca total quando comparado com ano de 2020. A relação folha:colmo foi maior no ano de 2021, esse fato pode ser explicado devido a redução da entrada de pré e pós pastejo, buscando ajustar manejo da altura de maneira a elevar essa relação.
Reforma trabalhista no âmbito do teletrabalho: as vantagens e desvantagens desse novo ordenamento justrabalhista para o empregador e o empregado




Esse trabalho teve por finalidade expor as vantagens e desvantagens da reforma trabalhista para o empregador e empregado no que cerne o teletrabalho. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica explicativa, com abordagem de natureza qualitativa e indutiva, que usa como ponto de partida o crescimento do teletrabalho no mercado brasileiro. Sendo realizado assim, um levantamento da literatura, e em seguida analisado e utilizado autores que embasam as relevâncias sobre o tema. Como resultado da pesquisa foi verificado que o teletrabalho permite uma maior qualidade de vida para os trabalhadores e propicia mais produtividade nas atividades da empresa. E, entre as desvantagens apresenta a necessidade de organização e controle da gestão de tempo. Conclui-se que, a expansão dessa modalidade é válida, principalmente quando se pensa em inserção da pessoa com deficiência e expansão do mercado de trabalho.